Já todos sabemos que os superalimentos são uma tendência do momento, por todo o lado os vemos, a aliciarem-nos para serem comprados. Para mim (e sim, consumo quinoa que está lá no meio deles) ainda é uma designação que me provoca uma certa irritabilidade, isto porquê? Na minha opinião (e vale o que vale) acho que, como esta denominação chama à atenção, as pessoas vão atrás disso, das modas (rentável para quem os vende), mas porque não chamar-lhes apenas pelo nome apesar das suas inúmeras propriedades? Quinoa - um cereal. Clorela - uma alga, e por aí adiante? Já nem falo do elevado preço.. Sendo assim, e sairá mais barato com certeza, começaríamos a chamar ao agrião, tomate, brócolos de superalimentos. Ah, já sei.. o facto de não serem tão tchaná, tão mediáticos, não lhes dá o estatuto de tal. Só isso e o uso abusivo dos títulos Sr Dr, Sr Engenheiro, etc. Lá está, títulos desnecessários.

Estefânia Vaz - Nutricionista




Quem é a Estefânia? Uma menina "lá de xima". É uma colaboradora assídua aqui do Alho, alguém que sempre que queira terá um espaço de intervenção e opinião aqui no blog. Sempre disse que o blog cresce mais com partilha de conhecimento. Se achas que podes contribuir com algo atinge-me por email - alhofrancesblog@gmail.com.

Agrião porquê? Tal como a Sra.Dra. Estefânia disse é um alimento com propriedades super.
A Estefânia é das pessoas que falo mais de "assuntos sérios", basta falar um pouco com ela que nos caem logo ideias para dinâmicas futuras.
Esta foi mais uma, mais do que tentar "combater" ideias e modas, alertar para a simplicidade e poder das coisas que nos estão mais ao alcance, quer em termos de acesso ou económicos. Vamos ser sérios, o poder de compra tem de ser bem usado. Nós somos o que comemos.

Portanto, se somos aquilo que comemos, como o Alho disse, e muito bem, sugiro que consumam, nem que seja esporadicamente, agrião! Não dámos "nada" por ele, derivado seu aspeto pequenino e tímido, mas na verdade é grande e poderoso em vitamina C, magnésio e cálcio. Alerto-vos para uma coisa mais: o agrião deve ser (ainda mais) lavado que os outros legumes, para que assim não haja risco de contaminação bacteriana que pode levar à doença.



Trago-vos então um Pesto de Agrião Vegan com o MARAVILHOSO prosociano da Violife.
Um pesto económico como sempre e muito verde!!! Como sempre. Em vez do normal esparguete escolhi Soba, feita de trigo sarraceno. Normalmente é usada em caldos mas eu acho que merece destaque.

O TIO ZÉ DA HORTA FOI AOS AGRIÕES


Ingredientes para 3/4 pax:

- 100gr Amendoim
- 80gr Queijo Prosociano Violife
- 1 dente Alho
- 1 Molho Folhas Agrião ou duas mãos cheias
- q.b. Azeite
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Soba
- q.b. Tomate Cherry
- q.b. Polpa Tomate

Modo de Preparação:

1- Começo por colocar no robot o amendoim e adiciono pedaços de prosonciano (gosto de usar pedaços para se "desfazerem" ao mesmo tempo com a mistura, passa mais sabor),  junto um dente de alho sem pedúnculo, queremos o toque do alho suave e não sobrepondo-se a todos os outros.
2- Coloco as folhas do agrião e ligo o robot e começo a deitar em fio o azeite.
3- Em termos de gosto pessoal prefiro o pesto mais "crunchy", mesmo com um azeite de alta qualidade que tenho e uso, quero o meu pesto mais "sólido" do que liquido. O azeite vai ajudando o robot no triturar, aromatizando e envolvendo todos os componentes.
4- Tempero com sal e pimenta preta.
5- Vou adicionando o azeite aos poucos até ficar tudo envolvido pelo azeite. Até à consistência desejada.
6- Para dar um toque ácido à "coisa" salteio uns tomates cherry numa frigideira com azeite bem quente, coloco lâminas de alho sem pedúnculo e um pouco de vinagre. Tempero com sal e pimenta preta.
7- Junto um pouco de polpa de tomate e amendoins picados.
8- Numa panela com água a ferver, coloco a soba e deixo cozinhar até estar al dente.
9- Retiro da água e misturo com o pesto, coloco umas lâminas de prosociano, amendoim picado e os tomates cherries salteados. Que maravilha. Explosão de sabor.