Como diz o wikipedia "Helianthus tuberosus, conhecida popularmente como alcachofra-girassol, tupinambo ou girassol batateiro, é uma espécie do gênero botânico Helianthus, da família das Asteraceae. É uma planta nativa da América cultivada por seu tubérculo comestível. "
O nome que eu gosto mais é o nome em inglês, os outros soam-me "estranho".
Talvez porque também conheci este produto pela primeira vez, há uns anos, no estrangeiro e soa-me sempre melhor o nome em inglês. É um produto que eu adoro, em termos nutricionais tem um pouco de concentração de açúcar, na volta é o que a torna irresistível, droga dos diabos!!! Consumo moderado, como no álcool. Também vos digo, não é muito fácil encontrar, estas foram compradas numa visita, sim, eu vou ao Apolónia inspirar-me, passear, sem precisar de nada para comprar. Poderão encontrar talvez no supermercado do El Corte Inglês, ou na Horta do Bairro.
O seu sabor aveludado é perfeito. Como tem um sabor suave, daí o vinagre e o limão. Equilíbrio perfeito. Sou um fã incondicional. De maneira que trago-vos uma confecção bem simples com este ingrediente não tão conhecido.
Este blog é para desmistificar mas também para vos apresentar outros produtos menos conhecidos e suas utilizações.
Ingredientes para 3/4 pax:
- 10 Jerusalem Artichokes
- 100gr Quiabos
- 1 dente Alho
- q.b. Bebida de Aveia
- q.b. Caldo Verde
- q.b. Azeite
- q.b. Vinagre
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Piri-piri em Pó
- q.b. Vinagre Balsâmico
Modo Preparação:
1- Começo por lavar muito bem em água corrente as actrizes principais até perderem aquela cor de "terra".
2- Corto as irregularmente em pedaços pequenos para acelerar a cozedura, tempero com azeite, alho esmagado e sal e levo ao forno durante cerca de 45 minutos a 200º. Até estarem moles e com aquela cor dourada que tanto aprecio.
3- Enquanto assam corto os quiabos ao meio no sentido longitudinal e tempero os com sal, pimenta, piri-piri, vinagre balsâmico e azeite e grelho-os. Os quiabos precisam de pouco tempo de confecção. Textura é fulcral.
4- Numa frigideira com azeite bem quente, coloco o caldo verde envolvendo umas vezes, a ideia é só saltear. Tempero com sal e vinagre.
5- Com as Jerusalem assadas, trituto com uma varinha magica, ou num robot de cozinha, adiciono um pouco de bebida de aveia e está pronto. Textura dum puré.
6- Empratar com amor e este prato RIQUÍSSIMO está pronto.
Ainda só vi a venda uma única vez no Continente local. Mas não arrisquei comprar porque não fazia ideia de como cozinhar, nem do sabor. Mas já que sou fã das alcachofras comuns, sou bem capaz de amar estas!
ResponderEliminarA receita está guardada ;)
Vim a conselho da tua querida namorada, a Jael, e estou a adorar!!
Beijos!
Stephanie's Daily Beauty
Estas são um amor em termos de sabor!
ResponderEliminarVieste e vieste muito bem! Ela sabe bem o que é bom ahahah
Obrigado. Qualquer coisa que precises estou aqui!