Como diz o wikipedia "Helianthus tuberosus, conhecida popularmente como alcachofra-girassol, tupinambo ou girassol batateiro, é uma espécie do gênero botânico Helianthus, da família das Asteraceae. É uma planta nativa da América cultivada por seu tubérculo comestível.
O nome que eu gosto mais é o nome em inglês, os outros soam-me "estranho".




Talvez porque também conheci este produto pela primeira vez, há uns anos, no estrangeiro e soa-me sempre melhor o nome em inglês. É um produto que eu adoro, em termos nutricionais tem um pouco de concentração de açúcar, na volta é o que a torna irresistível, droga dos diabos!!!  Consumo moderado, como no álcool. Também vos digo, não é muito fácil encontrar, estas foram compradas numa visita, sim, eu vou ao Apolónia inspirar-me, passear, sem precisar de nada para comprar. Poderão encontrar talvez no supermercado do El Corte Inglês, ou na Horta do Bairro.

O seu sabor aveludado é perfeito. Como tem um sabor suave, daí o vinagre e o limão. Equilíbrio perfeito. Sou um fã incondicional. De maneira que trago-vos uma confecção bem simples com este ingrediente não tão conhecido.
Este blog é para desmistificar mas também para vos apresentar outros produtos menos conhecidos e suas utilizações.




Ingredientes para 3/4 pax:

- 10 Jerusalem Artichokes
- 100gr Quiabos
- 1 dente Alho
- q.b. Bebida de Aveia
- q.b. Caldo Verde
- q.b. Azeite
- q.b. Vinagre
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Piri-piri em Pó
- q.b. Vinagre Balsâmico

Modo Preparação:

1- Começo por lavar muito bem em água corrente as actrizes principais até perderem aquela cor de "terra".
2- Corto as irregularmente em pedaços pequenos para acelerar a cozedura, tempero com azeite, alho esmagado e sal e levo ao forno durante cerca de 45 minutos a 200º. Até estarem moles e com aquela cor dourada que tanto aprecio.
3- Enquanto assam corto os quiabos ao meio no sentido longitudinal e tempero os com sal, pimenta, piri-piri, vinagre balsâmico e azeite e grelho-os. Os quiabos precisam de pouco tempo de confecção. Textura é fulcral.
4- Numa frigideira com azeite bem quente, coloco o caldo verde envolvendo umas vezes, a ideia é só saltear. Tempero com sal e vinagre.
5- Com as Jerusalem assadas, trituto com uma varinha magica, ou num robot de cozinha, adiciono um pouco de bebida de aveia e está pronto. Textura dum puré.
6- Empratar com amor e este prato RIQUÍSSIMO está pronto.