A melhor sopa de tomate é a mais simples. Há dúvidas? Claro que não.

Para mim ingredientes extras apenas servem para desvirtuar e camuflar o tomate, se forem usados tomates com qualidade seja eles de onde vierem é mais que suficiente para deixar o paladar a palpitar.
Só é preciso ter um pouco de cuidado com a acidez característica do tomate quando usado como actor principal, uma coisa também vos digo, o bom tomate tem a acidez muito bem equilibrada com o seu sabor característico.


Para esta bela sopa um mix de tomate chucha com tomate rabo de boi.



Ingredientes para 4pax:

- 6 Tomate Chucha
- 4 Tomate Rabo de Boi
- 4 dentes Alho
- 3 Fatias Pão (duro)
- 1 Pimento Verde pequeno
- 1 Pimento Vermelho pequeno
- 1 Cebola pequena
- q.b. Vinagre
- q.b. Coentros
- q.b. Azeite
- q.b. Orégãos
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta

Modo de Preparação:

1- Esta sopa o que a faz especial é o tomate assado no forno. Vai transmitir aquele sabor assado, aquele toque reconfortante à sopa. Começo por lavar e limpar os tomates, retiro o pedúnculo e corto em pedaços irregulares.
2- Tempero com o sal, valente dose de azeite, a pimenta preta e os orégãos, coloco o alho descascado e esmagado e levo ao forno a 180ºC durante uns 35minutos, até ficarem com uma cor mais douradinha.
3- Depois de assados coloco num copo de varinha mágica vertendo todos os sucos para o copo e passo a varinha mágica e como por magia a sopa fica com a consistência perfeita, caso seja necessário é só colocar água aos poucos até ficar com uma consistência creme. Eu pessoalmente até gosto de sentir a textura do tomate, bato durante pouco tempo.
4- Enquanto o tomate assa, coloco cubos de pão temperados com azeite, sal , alho esmagado e orégãos e levo ao forno também durante uns 10 minutos, até ficarem secos e bem dourados.
5- Para tornar a sopa ainda mais rica faço pequenos cubos de tomate chucha, os 2 pimentos e a cebola. Tempero com alho picado sem pedúnculo, coentros picados, sal, azeite e vinagre.
6- Com tudo feito sirvo a sopa, coloco uma colher da salada, e deixo cair os croutons na sopa.
7- Um fio de Oliveira da Serra e está pronta a aquecer a alma.