A vida é feita de recordações. Queres queiras quer não, a tua mente não esquece, a primeira vez que estás num sítio, a primeira vez que provas algo, a primeira vez que viste uma pessoa, entre outras primeiras vezes...




Um dos meus primeiros contactos com a comida vegetariana foi num concerto de "bandas de garagem" que se organizavam muitas vezes como benefit, em que a quantia obtida com as entradas era doada para associações de defesa dos animais, animais em especifico que precisavam de auxilio / operações, uma causa muito nobre.

Havia uma rapariga assim toda engraçada com óculos com uns panados de seitan caseiros, não me recordo quanto custavam, mas lembro me de nunca levar muito dinheiro para os concertos, o meu pai não gostava muito da ideia então não apoiava e eu recordo-me de pensar que mais dia menos dia tinha de os provar.

Até que os provei. As sandes de panados (vegan) de Seitan da Joana Duarte. Nunca mais fui o mesmo.
Um sabor simples e requintado ao mesmo tempo, uma crosta brutal, fazia CRUNCHY ao trincar, aquela folha fresca de alface, o sumo do tomate! Perfeito.

Esta receita de hoje traz também outra memória do antigamente... o Escabeche.
Para vos elucidar um pouco sobre o escabeche deixo-vos um breve texto do Guru do Conhecimento Gastronómico, a Maria de Fátima Moura. Fiel seguidora, confidente e mentora do blog! Post sobre a Fátima ( aqui no blog --> Entre Cuscos )

" Curiosamente, ainda hoje os nossos paladares e as nossas preferências de sabor estão reféns dos métodos de conservação.  Sal, pimentos e vinagre , tornados desnecessários pelos novos métodos de conservação, continuam a dominar o império das nossas preferências. O escabeche é uma dessas referências. Herdado dos árabes que o acarinhavam como método de  conservação, serviu entre nós para conservar peixe previamente cozinhado, sobretudo o frito. Hoje, com muito mérito, escabeche tem sido reinventado na cozinha portuguesa. "

E para deixarem de ter alguma dúvida do "poder" do escabeche deixo-vos ainda um pequeno texto da ENORME COZINHEIRA, Noélia Jerónimo, ( <--reportagem )  a rainha da cozinha. Post onde vos dei a conhecer a Noélia aqui no blog ----> Arroz Manga.

" O escabeche vem dos nossos irmãos aqui do lado, do sul de Espanha! Era um dos meios de conservação do peixe devido ao vinagre que é um conservante natural. A cebola e o vinagre eram os seus principais ingredientes, hoje quantos mais legumes melhor ficará! Uma boa maneira de aproveitar peixe e carne que sobram.  Quanto ao tofu creio que lhe vai conferir sabor, alma e vida" 

Hoje trago-vos um panado, bastou ser panado, para me lembrar do seitan da Joana e vos contar esta pequena história! Um panado mas de Tofu. Um tofu com o toque do limão, do alho, da pimenta branca.

Comecemos por aí. O tofu. Esta receita terá que ser efectuada por fases.

1- Corto fatias de tofu com um centímetro de espessura. Coloco num tupperware largo para não sobrepor nenhuma fatia e tempero com sumo de limão, pimenta branca, alho picado, sal, piri-piri em pó. Deixo no frigorifico para o dia seguinte, os sabores ficarão mais acentuados. O tofu absorve tudo embora necessite de algum tempo.
2- Para o arroz, começo por picar uma cebola bem fina e coloco numa panela com azeite quente.
3- Deixo alourar um pouco e junto o pimento vermelho cortado aos cubos.
4- Coloco o arroz na panela e deixo fritar um pouco (resulta sempre num arroz mais solto).
5- Junto o tomate picado e a água necessária (se já tiver quente mais acelerado é a cozedura). Deixo cozer até ficar o arroz caldoso, gomoso e al dente.
6- Por esta altura começo a tratar dos panados de tofu.
7- Preciso de dois pratos de sopa, um para a mistura de água com a maizena (podem usar leite de côco também) e outra para o pão ralado, usei um pão ralado normal mas com salsa picada, gosto do contraste do verde.
8- Depois de escorridos os bifinhos de tofu passo os pela maizena e em seguida pelo pão ralado até ficarem bem cobertos.
9- Coloco-os numa panela com óleo quente ( não a fumegar senão queima tudo e não tão baixo senão estragam o panado). Se tiverem maneira de controlar a temperatura sugiro uns 140/150ºC.
10- Deixo os ficarem bem douradinhos e retiro-os para um prato com papel absorvente para reter o excesso de óleo.
11- Para completar o prato, numa frigideira coloco meias luas de cebola bem finas em azeite quente.
12- Junto tiras de pimento vermelho e folha de louro e deixo saltear bem.
13- Adiciono pimentão doce, sal e pimenta.
14- Antes de retirar do fogo junto lâminas de alho sem pedúnculo e vinagre. Envolvo bem e está pronto.
15- Coloco tudo no prato harmoniosamente, espremo um limão sumarento e está pronto. Ao ataque!!


Ingredientes para 3/4pax:

- 500gr Tofu PROVIDA
- 150gr Arroz Carolino (gosto muito deste arroz e a goma que liberta... queremos sempre o arroz malandrinho)
- 1 Cebola Branca
- 2 Tomates Maduros
- 1 Pimento Vermelho
- 2 dentes de Alho
- 1 Limão
- q.b. Óleo (eu tenho usado o de Amendoim da Fula)
- q.b. Maizena (Juntar a maizena a água fria até ficar liquido, não necessita de ficar consistência de papa)
- q.b. Pão Ralado
- q.b. Pimentão Doce MARGÃO
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Branca
- q.b. Azeite
- q.b. Folhas Louro
- q.b. Piri-piri em pó MARGÃO