Inspiração?

Onde arranjo inspiração para o Alho Francês, costumam-me perguntar.


Dizem-me que tenho diferentes abordagens, que faço algo diferente. Sinceramente não sei se é assim, na realidade eu não quero pensar nisso,  não costumo pesquisar o que os outros blogs costumam fazer. 
Penso que iria condicionar a minha dita inspiração, iria-me forçar a divergir do conteúdo dos mesmos e ao obrigar-me a seguir um caminho específico não seria natural e espontâneo, não seria o Alho Francês.

Isto tudo para vos dizer que comigo, a inspiração vem quando menos se espera.

Há uns dias, sabem no trabalho aquele colega que vos condiciona fortemente, aquela nuvem preta ao vosso redor, soube que ele se ia embora... Bem, que enorme peso saiu de cima dos meus ombros. Ficou logo um ambiente totalmente positivo.
Decidi fazer um petisco para a malta mesmo na altura do aperto, afinal tinha de comemorar e em 10/15 minutos fiz 2 pratos que vocês adoraram, 2 pratos que bateram todos os recordes de interação tanto no facebook da página como no instagram. Coincidência?
Eu não creio. Faço sempre muitos pratos, mas nem todos vão para o blog obviamente. Estes vão porque vocês assim o quiseram.

Obrigado.


Hoje o post começa com uma introdução ao post pela fantástica e afável Maria Inês de Antunes!
Nutricionista de profissão, conhecemo-nos através do blog e a sintonia presente, a troca de conhecimentos têm sido brutais. Pessoas diferentes com visões semelhantes. 
Sigam-na através da sua página oficial e pelo Facebook.



Confesso que fiquei surpreendida com a mistura antagónica dos ingredientes utilizados nesta receita pelo Alho, mas de seguida imaginei o sabor complexo que resultaria desta combinação e através de uma receita fácil de preparar, sem complicações (pontos sempre presentes nas receitas do Alho).

O ingrediente "rei" desta receita são os cogumelos, que têm um perfil nutricional muito interessante. Não são nutricionalmente equivalentes à carne na quantidade e qualidade de proteína, mas proporcionam uma variedade de outros nutrientes e fornecem apenas 15 calorias por chávena. São uma boa fonte de selénio, um mineral com poder antioxidante e com um papel importante na prevenção do envelhecimento precoce.

Esta receita é certamente um exemplo da junção "do útil ao agradável". O sabor e saúde estão de mãos dadas e o resultado é excepcional! Apetece-vos experimentar?!



Hoje trago-vos então um prato de cogumelos com um toque muito fresco. Totalmente adequado a este tempo quente. Entrada ou Prato Principal dependendo da quantidade. A vossa imaginação não tem limites.

1- Começo por tirar o "pé" do cogumelo (usei os Paris nesta receitas mas poderão outros, exemplo Portobello) e reservo os pés. Pico em pedaços.
2- Lavo, limpo e faço uns cubos de pimento vermelho e amarelo (nunca esquecer as cores).
3- Coloco os cogumelos numa tábua de cozinha e tempero com sal, pimenta preta moída e um fio de azeite.
4- Grelho-os numa chapa anti-aderente e coloco um peso por cima (usei uma panela redonda com água dentro) para os achatar e "abrir". Ficam uns discos perfeitinhos. Os cogumelos com o peso vão libertar a água mais rapidamente portanto o tempo de confecção é mais reduzido. Para mim cogumelos têm sempre que ter a textura carnuda. SEMPRE.
5- Viro-os e tempero de novo. Nesta fase já não é necessário o peso.
6- Depois de grelhados retiro-os e coloco num prato.
7- Numa frigideira com azeite bem quente coloco os pés dos cogumelos que piquei anteriormente.
8- Deixo saltear bem. Junto já no fim os cubos de pimento.
9- Deixo saltear um pouco. Quero os pimentos quase crus. Interessa brincar com as texturas.
10-Tempero com sal, pimenta, lâminas de alho sem pedúnculo e muito sumo de lima.
11- Coloco depois esta mistura sobre os cogumelos.
12- Polvilho com endro, raspa de lima e VOILÁ.

Resulta num prato simples, cítrico, com pouco tempo de confecção, diferentes texturas e com lindas cores. O sabor do endro com a doçura dos cogumelos mais o ácido da lima e dos pimentos... uma explosão de sabores.
Endro?? Sim. Ervas específicas para cada alimento? O Alho Francês não segue essas regras, não é conservador! É rocambolesco.



Ingredientes para 2pax:

- 10 Cogumelos
- 1 Pimento Vermelho
- 1 Pimento Amarelo
- 1 Lima
- 1 dente Alho
- q.b. Azeite
- q.b. Azeite de Endro (triturar num robot azeite com endro, folha e pés )
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Endro