Comida de desenrasque. Sempre vi as massas como algo que se faz rápido e que satisfaz bastante. Daquelas que aquecem a alma. Comer massas é tipo ir ao posto de gasolina e abastecer o depósito de energia.



Quando estás fora do país, ainda para mais na Noruega onde tudo é carissimo, uma massa é uma excelente solução, resta apenas acompanha-la bem.

Hoje trago-vos uma sugestão muito fácil, com sabores simples mas que combinados resultam na perfeição e o melhor de tudo é que todo este sabor tem ZERO de crueldade. Mais uma receita 100% Vegan que nada deve, pelo contrário, ainda tem mais prazer.

Massas no verão... sim... conseguimos mesmo assim tornar uma massa fresca com pequenos pormenores.

Antes de começar, uma pequena dica, já sabem, quando tiverem legumes a estragarem-se no frigorifico, assem-nos todos e façam uma pasta -->  Paté de Legumes.

Se tiverem tomates, podem-nos secar, quem não gosta duma pasta com tomate seco???  Em Portugal é algo muito caro, não compensa nada comprar, compensa muito mais fazer. Corta-se "lascas" de tomate (retirando as grainhas), o corte é indiferente, escolham o que mais gostem, levem ao forno com os temperos do costume (sal, azeite, pimenta, oregãos, alho) com um pouco de açúcar polvilhado (ajudará a desidratação ) a uma temperatura baixa, por exemplo 60ºC ou fornos mais recentes que tenham a opção de desidratar ou quem tenha um desidratador (que está muito na moda). Depois podem guardar dentro dum bom azeite (que por sua vez também ficará deliciosamente aromatizado) e dura, dura e duuuuuura. Um tesouro no vosso frigorifico.

Preparação

Voltando à sugestão de hoje, mais uma vez será uma receita explicada por VÍDEO, disse-vos que o vídeo seria o caminho a seguir, espero que tenham gostado do vídeo do Vegan Burger, um vídeo que superou todas as expectativas mais optimistas que poderia ter. Um sinal que este é o caminho certo.
Disfrutem da receita, uma massa que poderão fazer facilmente com ingredientes acessíveis e super saborosa.

Ingredientes para 3/4 pax:

- Esparguete (quem tiver aqueles medidores de esparguete, nunca falham, quem não tiver, um punhado até enrolar a mão.
- 100gr Cogumelos Paris Laminados
- 50gr Azeitonas Pretas descaroçadas
- 100gr Tomate Seco
- 100gr Tomate Cherry
- 2 Chilis Vermelho
- 2 dentes Alho
- 500ml Alpro Soya
- q.b. Molho Soja
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Orégãos
- q.b. Vinagre
- q.b. Vinagre Balsâmico
- q.b. Tabasco Verde
- q.b. Azeite

Algumas notas:

- O esparguete e qualquer tipo de massa alimentícia para mim tem de estar al-dente. É incontornável.
- O tomate picado (cherry) que coloco em cima, serve para tornar a receita mais fresca. Contrastar as temperaturas. Muitos chamam este picado como vinagrete, outros chamam tomate salsa. Eu chamo-lhe um picado. Consiste em todos os ingredientes principais da receita picados, tomate cherry, azeitona e alho picado temperados com azeite, vinagre, sal e orégãos. Bem carregados.
- Quanto mais natas usarem (mesmo as de soja) mais pesada fica a receita.
- Receita muito rápida de se fazer.
- Coloquei ainda Tabasco Verde para dar mais acidez e frescura ao prato.