Quem leu esse post sabe que sou maluco por quiabos. O sabor, textura, a goma que liberta que contagia o prato são fenomenais. 

Decidi homenagear novamente os quiabos, que volto a referir estão no meu top3 de ingredientes favoritos. Pensei numa massa, fui a dispensa e tinha umas espirais gigantes da Milaneza e imediatamente peguei nelas. Mas faltava algo, um elemento de ligação, tinha umas Alpro côco Cuisine, sou fã acérrimo da Alpro, como sabem! Contudo tínhamos 3 elementos neutros, faltava o factor determinante, aquele que aguçava o apetite, que fizesse palpitar. Então fui mais uma vez ao frigorifico, mais uma vez a inspiração, no meu caso, vem muito do olhar, pensar, imaginar, vejo uma embalagem de queijo roquefort. Pronto, fez-se luz. O sabor intenso do queijo iria contagiar automaticamente o prato. 



Sei que não é um ingrediente consensual, o aspecto, o cheiro, os fungos, mas é um ingrediente fenomenal. Para quem nunca provou e quer provar aconselho numa massa. Funde-se perfeitamente e dá um sabor mais ligeiro e possivelmente mais fácil de ser apreciado.


  1. Começo por colocar as espirais a cozer em água bem quente com um pouco de sal.
  2. Limpo os quiabos, tirando a parte mais fina e o topo.
  3. Faço umas lâminas com a ajuda duma faca bem afiada. 
  4. Numa frigideira com azeite bem quente coloco as lâminas de quiabos e deixo saltear um pouco, junto um pouco de molho de soja para temperar. 
  5. Coloco um pouco de piri-piri em pó Margão e junto a Alpro Côco Cuisine e deixo reduzir um pouco. Rectifico os temperos e junto lâminas de alho sem pedúnculo. 
  6. Corto uns pedaços do queijo Roquefort e junto ao preparado da frigideira e o queijo funde-se naturalmente. Aquele sabor intenso e acutilante do queijo espalhe-se pela automaticamente.  
  7. A goma dos quiabos com o derreter do queijo formam uma consistência instantânea. Harmonia perfeita.
  8. Para acompanhar o prato, numa frigideira bem quente salteio os quiabos cortados no sentido diagonal. Junto mais uma vez um pouco molho de soja e lâminas de alho sem pedúnculo. Deixo-os bem crocantes! Uma textura extra.

Delicioso.

Ingredientes para 2/3 pax:

  • 150gr Espirais Milaneza
  • 100gr Quiabos
  • 30gr Queijo Roquefort
  • q.b. Molho Soja
  • q.b. Piri-piri em Pó MARGÃO
  • 1 Embalagem ALPRO Cuisine Côco
  • 2 dentes de Alho
  • q.b. Sal
  • q.b. Pimenta Preta