Pois é, este post é o primeiro de alguns post novos que quero introduzir no blog. Dinâmicas diferentes, colaborações especiais, troca de ideias, etc...
Este espaço é meu mas é cada vez mais um espaço de muitas pessoas, contribuem de fora para dentro e neste caso quero que comecem a colaborar de dentro para fora.



A troca de ideias / conhecimento é fulcral para o crescimento, para a evolução, para que seja possível atingir mais e mais...
Ainda andei à procura de uma citação famosa que definisse o que aconteceu mas quase todas têm um "q" de utopia e filosofia, o que nesta situação não se enquadra... apenas duas pessoas que embora em 2 áreas diferentes se complementam como ninguém... Trabalhar em equipa sempre se revelou, quando todos caminham para o mesmo lado, eficaz.

A Maria Inês Antunes é uma nutricionista com provas dadas, trabalhou em grupos conceituados, onde era Directora da Clínica Nutricional e no presente abraçou um projecto novo numa empresa muito conhecida, a Nutribalance. Certamente irá dar cartas.
Conheci a Inês através dum like dum amigo meu, apareceu no meu feed "o teu amigo colocou gosto numa publicação " e eu sem nada para fazer fui ver a página, gostei automaticamente da imagem clean, da linguagem simples e sem perder tempo coloquei o gosto na página.
Passado uns dias a Inês coloca uma sopa de espinafres que pela cor e pela beleza e simplicidade da foto me cativou, perguntei qual a base da sopa e desde essa altura começamos a falar, apresentação da página de cada um e houve um clique. Desde aí começaram a chover ideias de como podíamos criar algo...

Eu, o Alho Francês ia comprovar se as receitas que a Sra Dra recomendava eram saborosas enquanto que a Inês ia comprovar se as receitas do Alho Francês tinham um bom valor nutricional.

A receita que eu escolhi, teria que ser sem sombra de dúvida a Sopa de Espinafres.

Enquanto escrevo este post estou a comer a sopa... a Lola dorme mas cada vez que ouve a colher a bater na taça acorda. Está à espera também!
  1. Coloco água a aquecer numa panela.
  2. Separo a parte branca do alho francês e corto aleatoriamente. 
  3. Corto a courgette (mantendo a casca), a cenoura descascada, os rabanetes e a abóbora descascada em pequenos cubos e coloco na panela.
  4. Deixo cozer. 
  5. Tempero com um pouco de sal e pimenta.
  6. Trituro a sopa e retiro do lume.
  7. Junto os espinafres ainda a cru e trituro novamente com a ajuda da varinha mágica. Os espinafres assim mantêm as propriedades intactas e a overdose de verde que transmitem... 
  8. Coloco numa taça e junto uma colher de sopa de azeite para dar aquele toque final. Neste caso como o azeite não é aquecido é uma gordura muito saudável. Mantém as propriedades benéficas.
  9. Um "sacrifício" bem saboroso. 

Ingredientes para 2/3 pax:
- 200gr Espinafres
- 1 Cenoura média
- 250gr Abóbora
- 1 Alho Francês (parte branca)
- 1 Courgette média
- 2 Rabanetes
- q.b. Sal
- 10ml Azeite (do bom)

Soberbo. Resulta numa sopa muito reconfortante com a frescura dos espinafres como estandarte.
O puré da sopa fica com uma textura leve mas nada aguada, como muitas sopas denominadas light, a conjugação dos sabores fica perfeita, nenhum se sobrepõe ao outro, a leveza da courgette, o amanteigado da abóbora, a frescura do alho francês, a cremosidade da cenoura e a frescura do espinafre e do rabanete conferem a esta sopa um paladar completo.
De notar que quase nem senti a necessidade de colocar sal, facto que hoje em dia é crucial, o consumo de Sal mesmo com todos os alarmes continua a ser exageradíssimo. 

A Inês passou claramente no teste. O sabor não foi descurado.