Haverá melhor palavra, quando estamos com fome, do que petisco? Só a palavra em si já carrega o factor saliva. Enquanto esperamos pela refeição principal o petisco sacia-nos. Um pequeno aperitivo que nos vai entreter, que nos vai saciar enquanto conversamos, confraternizamos e é nessa altura que temos o pequeno garfo como o nosso melhor companheiro, sim porque isto é para cada um ter o seu garfo e atacar!





Petiscos vegans.
Hoje trago-vos uma daquelas sugestões que têm como objectivo converter os mais cépticos.  Um petisco de soja que irá puxar por umas belas cervejinhas. Parece quase utópico, um petisco de soja que dá para acompanhar um jogo de futebol. Com o Euro tão perto espero que seja uma boa sugestão.

  1. Começo por demolhar a soja granulada média em água quente durante uns 40min. Com o auxilio dum escorredor de massa pressiono a soja para libertar toda a água em excesso.
  2. Numa frigideira com azeite bem quente coloco a soja e deixo fritar muito bem até ficar bem corada e com uma crosta bem crocante. A ideia é dar uma textura nova à soja e perder o efeito "esponja" que muitas vezes é o principal factor de queixa. 
  3. Coloco molho de soja que irá temperar a soja. Polvilho com um pouco de piri-piri em pó.
  4. Adiciono um pouco de ketchup e mostarda sempre mexendo muito bem para não agarrar e posteriormente queimar. 
  5. Junto umas lâminas de alho sem pedúnculo, retiro do fogo, coloco umas sementes de coentros.
  6. Espremo limão e está pronto.
Diversão, conversa, gula e sabor!!! 

Ingredientes para 4pax:
- 300gr Soja Granulada demolhada
- q.b. Azeite
- q.b. Molho Soja
- q.b. Ketchup
- q.b. Mostarda Dijon
- q.b. Piri-piri em pó MARGÃO
- 1 dente Alho
- q.b. Limão
- q.b. Sementes de Coentros