Se há vegetal que está no meu top 5 ou até mesmo top 3 são os quiabos.
Desconhecidos para muitos amados por uns quantos, um dos maiores obstáculos para eles serem amados é a goma que contém, odiada por muitos e venerada por outros tantos. 
Provêm de origem angolana. Lembro-me muito bem da primeira vez que provei, foi numa moamba que é dos pratos mais tradicionais de Angola e vibrei tanto mas tanto... Todo o sabor da moamba num só produto. Absorve totalmente o sabor donde está inserido.
A consistência/ textura... Fica bom de qualquer maneira, mais mole como num estufado, mais crocante em salteados! É simplesmente soberbo. 
Como já devem ter reparado, para o Alho Francês uma das melhores maneiras de comer é em salteados. Pequenas confecções que permitam manter as características originais dos alimentos e todos os seus nutrientes. Inclusive deveríamos comer 50% da nossa dieta alimentos crus. Vamos caminhando para lá devagarinho.
Especialmente aqui em Portugal a cultura dos vegetais e como se comem está a anos luz do que deveria ser praticado mas isso fica para um post futuro.
Hoje trago-vos um "snack" onde o actor principal galardoado é o quiabo.
Simplicidade pura.

  1. Para começar limpo o quiabo da parte mais fina e do topo. Faço logo o corte na obliqua. Irão perceber pela foto.
  2. Numa frigideira com azeite bem quente ( já começa a ser demasiada repetição ahah) coloco os quiabos. 
  3. Deixar saltear até ficarem bem douradinhos. Adiciono molho inglês para aromatizar e molho de soja para temperar. 
  4. Adiciono pimenta preta do moinho. Coloco um fio de agave para "envolver" os sabores todos e momentos antes de retirar da placa adiciono tiras bem finas de alho sem pedúnculo ( sempre a bater na mesma tecla, mas o amargo do alho é provocado por este sujeito). 
  5. Dou umas voltas na frigideira para o alho contagiar tudo e retiro. 
  6. Coloco numa taça e adiciono um bocado de pão apanhar o agave, goma e os líquidos resultantes e pronto. Um snack de bradar aos céus.
Ingredientes para 2 Pax:
300gr Quiabos
1 Dente Alho
q.b. Molho Soja 
q.b. Molho Inglês Vegan
q.b. Agave
q.b.Pimenta Preta