Depois de me assumir batateiro e coentreiro tenho de me assumir também arrozeiro.
Adoro arroz de qualquer maneira e de qualquer ingrediente, por isso mesmo é normal que Arroz Doce seja uma das minhas sobremesas favoritas. Aquela simplicidade, cremosidade, a canela...




Hoje, como é óbvio, trago-vos a veganização do "meu" arroz doce.

Eu, quando idealizo pratos normalmente tento não fugir ao que idealizei mas neste caso só sabia que tinha de fazer arroz doce vegan, não sabia como, nem que aroma iria dar, simplesmente comecei a cozinhar.  Pensei em fazer o arroz doce quando encontrei uma versão específica da Saludães (marca que gosto bastante) para arroz doce. Decidi experimentar.



Ingredientes:

- 250gr Arroz
- 600ml Água
- 400ml Leite Aveia
- 150gr Açúcar Côco
- 4colheres sopa Polpa Manga
- 1 pau de Canela
- 2 Raspas de Limão

Modo de Preparação:

1- Começo por colocar o arroz a cozer com a água, pau de canela e as raspas de limão. Com a água porquê? A ideia é "abrir" o arroz, e torna-se muito mais económico abrir o arroz com a água do que com o leite.
2- Quando a água evaporo coloco a quantidade de leite de aveia indicado aos poucos para dar tempo ao arroz para absorver sempre a mexer.
3- Quando o arroz estiver quase cozido adiciono a polpa de manga, confesso que quando pensei na manga pensei mais na cor, queria dar o tom amarelado característico do arroz. Quando o provava, a cremosidade da manga... Deixava-me nas nuvens.
4- Retiro do fogão e adiciono o açúcar de côco e a cor do açúcar transmite-se automaticamente ao arroz e confesso, ficou lindo.
5- A cor do arroz ficou perfeita e o toque da manga também, "aveludou" o arroz.
6- Levo um pouco ao frigorífico para prender um pouco.
7- Coloco canela em pó em cima e está pronto. Morninho como se quer para aquecer a alma.

Uma experiência que correu às mil maravilhas e por isso a partilha com vocês.
Boa semana.