Estava destreinado. Estava receoso.
Já nem sabia o que era abrir o blogger.com, toda aquela automatização estava perdida, quer a nivel de confecção quer a nível de backoffice.
Para o meu bem e para o vosso escolhi um prato rápido, fácil e caloroso para estes primeiros dias de chuva (Aleluia), Segui o conselho do D.Manuel Clemente.
Das coisas que mais queria era provar as novidades da Violife mal chegasse a Portugal. Mas como sou um rapazito conservador encomendei também um dos meus produtos favoritos, o Cheddar Picante fatiado para fazer esta receita. Cheguei a fazer na Noruega mas não fiquei totalmente satisfeito com o resultado, não pensem NUNCA que isto é chegar, fazer, ver e vencer... O que vocês vêm e testemunham é 40% de todo um trabalho "escondido". Claro, claro, isto sou eu a desculpar-me da ausência mais que prolongada do blog. Contudo, sabem que eu nunca vou fazer algo por fazer.
Chega de falar de mim e vamos virar os holofotes para esta belezura.
Mac and Cheese, Veganizado, claro. Se alguém tivesse dúvidas...
Ingredientes para 2pax:
- 100gr Massa Cotovelinhos
- 400ml Natas Aveia
- 5 Fatias Queijo Fatiado Picante Violife
- Q.b. Maizena
- Q.b. Sal
- Q.b. Pimenta Preta
( Matei a cabeça a pensar, o que tinha colocado na receita, depois de 20minutos de a ter feito, só para vocês sentirem realmente a facilidade desta receita)
Modo de Preparação:
1- Numa panela coloco a massa Cotovelinho a cozer em água abundante, com sal e um fio de Oliveira da Serra a ferver.
2- Deixo a massa cozer, mais ou menos, peço desculpa pela expressão, a 2/3 da cozedura, dado que como vai ao forno a gratinar a massa acaba por ficar no ponto como se quer, o Al-Dente. Retiro e reservo. Coloco mais um fio de Oliveira da Serra para a massa não ficar colada.
3- Enquanto a massa coze, rápido, coloco num tacho pequeno as natas de aveia a aquecer e quando estiverem quentes coloco as fatias do Violife Picante picadas para facilitar a incorporação nas natas.
4- Quando o queijo estiver quase derretido para incorporar então a 100% bato com a varinha mágica. Fica automaticamente com um alaranjado vivo. E o cheiro, meus amigos... o cheiro.
5- Rectifico com sal e pimenta.
6- Deixo ferver e coloco um pouco de maizena demolhada em água fria, uma colher de sobremesa para engrossar um pouco. Ficar aquela cremosidade extra extra. Isto porque o queijo é bastante condimentado e é preciso ter atenção à quantidade. Quem for amante de picante, que use e abuse.
7- Misturo tudo, se necessário rectifico de novo os temperos, há que provar tudo em todas as fases e levo ao forno pré aquecido a 230ºC com Violife Original Ralado, podem usar este ou o mesmo o Mozarella Ralado Violife que derrete melhor, mas o que eu queria mesmo era um queijo mais "crocante" para dar um contraste de textura, muito importante, na minha opinião. Afinal já temos o sabor do picante.
8- Deixo no forno até o queijo ganhar uma corzinha irresistível
9- Retiro do forno, coloco umas folhas de espinafre cru para lhe dar um toque de frescura e mexo, mexo vigorasamente para incorporar o espinafre.
10- Está pronto a comer, é daqueles pratos que se não queimares um pouco a boca estás a fazer mal, algo não o fez irresistível.
Espero que gostem e que fiquem tão felizes como eu por voltar a fazer uma das coisas que mais gosto.
Partilhar com vocês o Alho Francês.
Tabuleiro Le Creuset AQUI
Tigela Le Creuset AQUI
Onde encontrar Produtos Violife AQUI
Estou ansiosa por experimentar!
ResponderEliminarSó queria saber mais sobre este passo: "maizena demolhada em água fria". É que nunca fiz nem sei fazer... Espero que não seja uma dúvida parva!
Obrigada pelo regresso aos posts! :)
Muito obrigado pelo comentário. Qual dúvida parva qual quê. É muito bem vinda!
EliminarA maizena serve para engrossar molhos e líquidos, contudo para ser usada correctamente tem que ser diluída em água fria, pequena quantidade, para depois ser incorporada no molho engrossando eficazmente e sem grumos.
Uma colher de sobremesa de maizena e uma de água, mexes muito bem e vertes sobre o que queres engrossar. Não funciona adicionando directamente na comida quente, faz grumos.
Espero ter ajudado!
E obrigado eu por te ter desse lado!!
Olá :) Mais uma dúvida "parva". Quanto ao passo de misturar as folhas de espinafre e mexer vigorosamente. É mesmo para envolver na massa depois de pronta, certo? É que as fotos estão muito bonitas, mas não se vê espinafre envolvido na massa em nenhuma... Obrigada!
ResponderEliminarOlá Olá!
EliminarNada de dúvidas parvas, até é bem perspicaz, é dúvida de quem leu até ao pormenor e apanhou algo que não está totalmente esclarecido.
O espinafre, exige uma confecção muito rápida, então o simples envolver em algo quente, como o caso desta receita é suficiente. Em termos da receita / fotografia era algo que não ficava esteticamente agradável. Daí não aparecer.
Inclusivé o espinafre é muito bom em cru.
Foi só mesmo em cima em jeito de decoração.
Obrigado e espero ter esclarecido totalmente!
Sim, obrigada :) Eu pensei que fosse isso, mas como queria experimentar hoje, queria fazer direitinho :D
ResponderEliminarEheheh acho que fazes muito bem. Depois envia-me fotografias para o e-mail ou através das redes sociais. :D
EliminarQuero ver tudo!
Espero que gostes.
Olá Alho,
ResponderEliminarJá sigo o teu trabalho há algum tempo (principalmente no Insta).
Gosto da forma simples como te relacionas e, acima de tudo, da tua disponibilidade para as pessoas.
Estou, lentamente, a fazer algumas alterações à minha alimentação e foste o primeiro "recurso" de que me lembrei!
Desculpa a minha ignorância mas este queijo que referes na receita é queijo "normal", certo. Digo "normal" por oposição a outras opções mais vegan. Já agora, onde se pode comprar?
Obrigada.
ehehe já te respondi ao queijo agora respondo ao feedback. Obrigado.
Eliminaré um luxo ter esse tipo de feddback quando esse é um dos meus pontos cruciais, a minha comunicação com vocês, a minha total disponibilidade.
Obrigado.
Olá Alho,
ResponderEliminarDesculpa a ignorância (estou em fase de transição para uma alimentação mais saudável e sustentável), mas esse queijo é "normal" ou é algum queijo vegan?
OBrigada
Bom dia Vida Arrumada.
EliminarQual ignorância qual quê. Boa sorte nessa transição tão importante, se precisares de alguma coisa dispõe.
Violife é uma marca de queijos vegan sim.
Tenta adquirir. Valem bem a pena.
Bom domingo.