Noruega, Primavera, pois é!
Enquanto que todos vocês em Portugal estão a usufruir dum Sol imenso aqui a primavera é um Inverno menos frio e branco! O feed do facebook neste caso não ajuda em nada, só desmotiva. Faz o objectivo principal de estar aqui ficar mais difícil mas a vida é assim, escolhas que permitem oportunidades mais tarde.

Mas como estou em sintonia com a minha terra Natal hoje trago-vos uma entrada ou prato principal consoante cada um, ainda para mais na altura pré-Verão em que “temos de estar em forma”. Uma salada rica em sabor e alimentos saudáveis que nos permitem ficar saciados e bem saciados!!! 
Uma salada que rima com este tempo maravilhoso que temos (quem me dera estar aí). 

Abacate, Caju, Cottage Cheese (o nosso requeijão) magro, croutons de pão de centeio, alface Iceberg. Uma salada maravilhosa. 

  1. Para começar lavo uma alface Iceberg e faço uma juliana fina (enrolar como se faz com o caldo verde e fazer corte longitudinais finos ). Reservo.
  2. Descasco um abacate, retiro o caroço, corto umas fatias e coloco umas gotas de lima para manter a cor do abacate. Reservo.
  3. Faço uns croutons instantâneos, podem ver um vídeo aqui, torro numa torradeira, dou uma sprayzada com o Oliveira da Serra e raspo o dente de alho no pão torrado. Polvilho com um pouco de sal fino e ficam maravilhosos. Reservo.
  4. Numa frigideira com azeite bem quente coloco caju (natural, sem tempero) e deixo saltear um pouco até ficarem corados, polvilho com piri piri em pó, adiciono sal, vinagre balsâmico e lâminas de alho sem pedúnculo no final, já fora do fogo para aromatizar. Reservo.
  5. Utilizo tomate seco em calda, contudo podem fazer em casa, é um produto caro que só compro quando tenho preguiça. Corto umas tiras de tomate seco e reservo.
  6. Depois e só montar a salada e desfrutar da frescura, sabor e leveza desta salada simples e incrivelmente saborosa.
  7. Na foto coloco a folha de alface aberta, a juliana, as fatias de abacate, as colheres do cottage, as tiras de tomate seco, os croutons e o caju. Tempero com sal, pimenta, um fio de azeite e vinagre balsâmico (usei também o de spray). Frescura.


Ingredientes para 2 pax:



1 Alface Iceberg
1 Abacate
150gr Cottage Cheese / Requeijão Magro
2 Fatias Pão Centeio
1 Dente Alho
q.b. Azeite
q.b. Caju
q.b. Tomate Seco em Calda
q.b. Sal
q.b. Pimenta Preta
q.b. Vinagre Balsâmico