Haverá legume mais formoso que a courgette redonda? Só a forma dela cativa, tem um brilho espectacular, uma polivalência brutal, olhamos para ela e pensamos logo no produto final.

Há uns dias um grande amigo meu, daqueles que tu partilhas o gosto, acreditamos na mesma cozinha, temos visões muito semelhantes, usou umas courgettes destas e despertou-me logo algumas ideias, inclusivé fui mesmo lhe dizer, " vou ter que usar essas courgettes para o AlhoFrances" . 
Quando há assim esta frontalidade, é sinal de confiança! Ele ficou logo entusiasmado, pensando automaticamente que eu o iria referenciar!
O Alho é verdadeiro. Amigo este que se tudo correr bem vamos cozinhar muito em breve juntos e o resultado irá sair aqui no blog!! Não podem perder...

Voltando agora ao que interessa, as possibilidades de utilização desta iguaria são enormes, contudo eu fui para a mais óbvia e bonita ao olhar, recheada.

Pimenta da terra, o que é isso? Pois é, eu próprio também desconhecia, confesso que é este desconhecimento que me dá muito alento para o futuro do blog, conhecer, testar, provar, não se adivinha um "fim" possível para o conhecimento, para a inspiração!
Produto que me foi apresentado por uma pessoa que estimo muito, que é uma fonte de conhecimento e experiência, estou-vos a falar de Maria de Fátima Moura, autora do excelente Conversas à Mesa, para já chega porque terá um post proporcional à sua importância para mim mais tarde.
Pimenta da terra é um produto muito especial para a gastronomia dos Açores, essa terra paradisíaca.
É uma espécie de pimento que é consumido maioritariamente em pasta (género da massa de pimentão) e em pickle. 
O sabor é fenomenal, tem níveis de intensidade diferente de picante, eu trouxe o médio porque gosto sempre de poder dar o meu toque, caso necessário, é um sabor assim frutado, difícil de contextualizar. Gostei imenso. Eu comprei os dois, na Loja dos Açores no Saldanha, bem no centro de Lisboa exclusiva em produtos dos Açores. Loja fantástica, com produtos muito interessantes e com um atendimento muito sapiente e simpático.


  1. Começando agora na confecção, numa panela com azeite bem quente coloco cebola bem picada até ficar bem alourada.
  2. Adiciono um pouco de tomate picado sem casca e sem sementes e deixo refogar bem.
  3. Adiciono agora a soja granulada e ela começa a absorver os líquidos todos e seca todo o preparado. Nesta altura que coloco a pimenta da terra em pasta, uso como se fosse a tradicional massa de pimentão, é rapidamente absorvida garantindo assim que a soja absorve o sabor que lhe queremos passar.
  4. Como retirei os líquidos vou adicionar um pouco de vinho branco que vai refrescar (descolar todos os sabores da panela), deixando o álcool evaporar e adiciono água quente e tapo para cozer. Regularmente vou destapando e mexendo, provando sempre (gula) rectificando os temperos. Deixo apurar bem, para que a água em excesso evapore.
  5. Nesta fase, depois das courgettes bem lavadas corto a "tampa", parte superior e com a ajuda duma colher retiro o interior da mesma tendo o cuidado de deixar a courgette com sensivelmente a mesma grossura para a confecção ser regular e grossura suficiente para "aguentar" o recheio e depois de confeccionada ainda ter uma textura agradável.
  6. Com o Alho Francês não há desperdício portanto a courgette que retiramos do interior pico bem picada e adiciono ao preparado na panela. Como está bem picada esta courgette precisa de pouco tempo de cozedura. Vai acrescentar uma textura diferente ao preparado e uma certa frescura.
  7. Como aqui em casa é tudo fã de picante, agora imaginem, eu faço as receitas para o blog, alguém tem de as comer, a família é a minha cobaia, voltando ao picante ainda adiciono um pouco de pó da Margão para espicaçar um pouco a mistura. 
  8. Nesta altura o molho já está mais espesso, a soja completamente cozinhada.  Para dar um sabor fresco e intenso adiciono a pimenta da terra em pickle cortada finamente e coentros picados. Reservo.
  9. Num tabuleiro coloco um fio de azeite e coloco as courgettes (se não tiverem uma base plana para ficarem de pé aparo com a faca para ficarem estáveis ), recheio as courgettes como podem ver aqui, rego com um pouco mais de azeite e levo ao forno a 180º durante uns 40 min para a courgette estar cozida, não muito senão depois fica mole e cede! Como tem o liquido do preparado coze pela parte de dentro também.


Uma delicia, tanto a nível dos olhos como de sabor!

Ingredientes para 2pax (uma courgette por pessoa):

- 2 Courgettes Redondas
- 150gr Soja Granulada PROVIDA
- 1 Cebola média
- 2 Tomates médios
- 3 colheres sobremesa Pimenta da Terra
- 1 copo Vinho Branco
- 1 tira Pimenta da Terra em Pickle
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Picante em pó Margão
- q.b. Coentros
- q.b. Azeite