Uma sobremesa verde (ou vermelha neste caso), leve, saudável e fresca? Rica em antioxidantes, sem ovos, leite, ou qualquer derivado animal?
Quando pensamos assim realmente é complicado, ainda por cima se adicionarmos o factor vegan ainda mais difícil se torna, contudo a vida tem muito mais gosto se contornarmos e superarmos a dificuldade. Foi neste dinâmica que decidi, mais uma vez após o bolo de chocolate vegan, sair da minha zona de conforto e entrar no campo do "talvez resulte" ou do "pode funcionar".



Pensei numa espécie de tarte de frutas, teria que alterar a massa (pensando na massa quebrada / areada ) só teria que substituir a manteiga e retirar o ovo. 
Foi muito fácil, isto porque ando viciado, quem diria, no côco, tenho usado o óleo de côco em diversas utilizações para diferentes resultados. 
As ideias começavam a tornar-se possíveis, tudo começava a compor-se, com a massa resolvida o recheio era canja, a acidez dos frutos vermelhos, o adocicado e leveza da maçã iria ficar perfeito.
Daquelas que ainda antes da receita concluída os sentidos já palpitam.


  1. Gosto de começar com o recheio, dando tempo de arrefecer para ser montado, desculpas, eu gosto é de provar e morno prova-se melhor!
  2. Corto uns cubos de maçã vermelha, com casca e tudo e coloco-as num pouco de água com sumo de limão para não escurecerem.
  3. Numa frigideira bem quente coloco os cubos de maçã escorridos, 2 colheres de sopa de açúcar e deixo envolver bem, tudo começar a ficar brilhante, lindo.
  4. Depois adiciono os frutos vermelhos deixando apurar bem, fazendo com que o líquido resultante dos frutos evapore um pouco. 
  5. Para espicaçar os sabores um pouco coloco um pouco de brandy e flamejo ( acender o brandy com um isqueiro para o álcool evaporar ). 
  6. Junto também lâminas de amêndoa para dar um contraste de textura à mistura e mais riqueza.
  7. Como maçã rima com canela coloco um pouco de canela em pó já fora do lume. 
  8. Misturo tudo muito bem e coloco num passador para separar os frutos do líquido, líquido que será utilizado mais tarde para o molho da sobremesa!


  1. Para a massa, não há muita ciência, é juntar tudo,  farinha, amêndoa ralada, açúcar, uma pitada de canela, uma colher de sobremesa de cacau magro e como elo de ligação o óleo de côco já derretido. Misturo, mesmo com as mãos, obtém-se um controlo mais eficaz, esta massa é como a massa quebrada, quando estiver ligada está pronta.
  2. Num pirex de porcelana coloquei uma base de massa fina e pressionei com um copo para ficar lisa e mais compactada, depois uma camada dos frutos já escorridos e espalhei uniformemente colocando depois mais uma camada de massa para tapar, no fundo para que os frutos fossem o recheio. A altura de cada deixo ao critério de cada um.
  3. Depois levei ao forno a 180ºC durante 20 minutos até a massa ficar bem douradinha.
  4. O liquido resultante dos frutos levei ao lume e deixei reduzir até ficar com uma consistência bem cremosa.
  5. Servir morno que torna-se muito mais gulosa, ainda para mais sendo uma sobremesa muito leve... Não há remorsos!!!!

Ingredientes para 8pax:
Massa:
- 150gr Farinha
- 150gr Amêndoa Ralada
- 80gr Açúcar
- 150gr Óleo Côco
- 1 colher sobremesa Cacau Magro
- q.b. Canela

Recheio:
- 2 Maçãs Vermelhas
- 400gr Frutos Vermelhos (misturas)
- 2 colheres sopa Açúcar Mascavado
- q.b. Brandy
- q.b. Canela em pó