Hoje trago vos aqui a receita do canapé do 1ºWorkshop AlhoFrancês / OlhóCabaz!
Decidi aquando da chegada dos participantes recebe-los com um pequeno mimo, mimo este que foi tema de destaque. Está mais que provado e comprovado que as coisas mais simples são as que têm mais brilho!
- Começo por lavar e cortar rodelas de beringela e tomate.
- Coloco num tabuleiro de ir ao forno com um fio de azeite, sal, pimenta preta, alho sem pedúnculo, folhas de louro e levo ao forno até a beringela ficar com aquele tom de assado.
- Deixo mesmo assar bem durante cerca de 45 minutos a 200ºc, gosto do sabor assim "fumado" e caramelizado.
- Depois de assado retiro as folhas de louro e levo tudo ao robot de cozinha e trituro. Rectifico temperos.
- Deixo arrefecer e está pronto a consumir.
- Pode-se consumir assim para o morno. Tem uma inúmera utilidade em receitas diferentes, para colocar no pão, para rechear algo, para massas... É uma delicia polivalente. Sem falar no tempo que demora, um prazer rápido!
- Para tornar ainda mais interessante adiciono um pouco de queijo creme (mais conhecido por philadelphia) para fazer o contraste fresco. Um pouco de coentros para uma frescura extra e já está. Delicioso.
2 Beringelas Médias
3 Tomates Médios
3 Dentes Alho
3 Folhas Louro
q.b. Philadelphia
q.b. Azeite
q.b. Sal
q.b. Pimenta Preta
q.b. Queijo Creme
q.b. Oregãos
Mas que excelente ideia! Nunca tinha pensado em fazer um pasta com beringela e está tem um óptimo aspecto. Só de imaginá-la com uma massa até fico com fome!
ResponderEliminarLena's Petals xx
Esta pasta de beringela tem uma versatilidade imensa, por acaso já tinha pensado junta-la a uma massa, tenho de experimentar, com toda a certeza que ficará soberbo. Amanhã sai uma receita com esta pasta como base. Fica atenta.
EliminarObrigado!