Sim, não é fresca por ter sido feita de raíz, é fresca porque o que a acompanhou é mesmo fresco.
A inspiração é simples, anteontem (dia 14 Março) foi um dia em que o sol brilhou intensamente, estes primeiros dias de verdadeira Primavera animam e pedem algo mais fresco!



Há uns dias quando estive no Algarve compre uns abacates maravilhosos que estiverem desde essa altura escondidos na dispensa para ficarem no ponto perfeito de maduro, o sabor amadurece e intensifica-se. Mal se descasca, o cheiro, a cor, fascina.
Uma massa primaveril, decidi acompanhar a massa com abacate, um dos alimentos mais verdes e frescos para mim, uma perdição. Já o usei aqui no blog como actor principal, podem ver aqui.
Sou AVOCADO lover assumido.


  1. Começo por cozer o tagliatelle em água a ferver. Pretendo a massa bem aldente. Retiro da água da cozedura e coloco um pouco de azeite para a massa não colar. Guardo.
  2. Descasco o abacate como podem ver aqui para uma taça, com a ajuda duma colher esmago-o, junto sumo de meia lima, (o sumo além do sabor faz com que o abacate não escureça) adiciono alho sem pedúnculo muito bem picado, coentros picados, sal, pimenta e um pouco de Tabasco Verde para espicaçar os sentidos. Reservo.
  3. Numa tábua de corte faço uns cubos de tofu e uns de pimento vermelho, sensivelmente com o mesmo tamanho.
  4. Numa frigideira com azeite bem quente, salteio o pimento vermelho, a ideia é ficar com uma crosta por fora e ainda bem crocante por dentro, para quando for trincado libertar aquele suco fenomenal. Acrescento os cubos de tofu, tempero com molho inglês e molho soja, Coloco umas tiras bem finas de alho sem pedúnculo e reservo.
  5. Misturo a massa (não tem de estar quente)  com a pasta do abacate, coloco no prato com os cubos de tofu e pimento vermelho, polvilho com coentros e já está.
  6. A massa morna com a pasta do abacate com o tofu e o pimento quente... Uma montanha russa na nossa boca.


Ingredientes para 2/3 pax:

- 0,250gr Tofu PROVIDA
- 0,150gr Pimento Vermelho
- 6 novelos Tagliatelle
- 2 Abacates
- Sumo de meia Lima
- 1 dente Alho
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Tabasco Verde
- q.b Coentros
- q.b. Azeite