Adoro comida italiana, contudo custa-me muito ir comer a um restaurante italiano.
Os resultados são quase sempre os mesmos, ou não tem qualidade ou somos escamoteados.
A minha ideia de gastronomia italiana é frescura e qualidade, pratos simples e recheados de sabor.
Se há receita que adoro é Pesto, molho italiano que combina manjericão, pinhão, e queijo parmesão.


O pinhão, para quem gosta é fenomenal contudo é um ingrediente muito caro, para terem uma noção anda numa média de 60€ o quilograma. É um ingrediente nobre, até no preço!

Como o vosso Alho Francês propõe soluções verdinhas desta vez propõe uma alternativa que mantém as verdinhas na carteira. Contudo para quem não faça impressão o preço que faça a receita original. É um prazer imenso.

Esta versão é também muito interessante e bem mais económica.
É um molho que não necessita de qualquer confecção, há quem dê uma pequena cozedura nas folhas de manjericão, na minha opinião dispenso, quero e admiro mesmo o sabor intenso e fresco do manjericão!


  1. Começo por colocar no robot de cozinha a alternativa ao pinhão, o amendoim, o mítico amendoim que não serve só para acompanhar minis! Também poderão usar nozes, fica mais barato que o pinhão mas também dá outro sabor.
  2. Adiciono pequenos pedaços de parmesão (gosto de usar pedaços para se "desfazerem" ao mesmo tempo com a mistura, passa mais sabor),  junto um dente de alho sem pedúnculo, queremos o toque do alho suave e não sobrepondo-se a todos os outros. Coloco as folhas do manjericão e ligo o robot e começo a deitar em fio o azeite.
  3. Em termos de gosto pessoal prefiro o pesto mais "crunchy", mesmo com um azeite de alta qualidade que tenho e uso, quero o meu pesto mais "sólido" do que liquido, lá está irrita-me quando como pesto em algum lado e parece que apenas estou a comer azeite temperado, percebem? O pesto AlhoFrancês não é assim, é um pesto rico e cheio de textura. Voltando ao fio de azeite, o azeite vai ajudando o robot no triturar, aromatizando e envolvendo todos os componentes. 
  4. Tempero com sal e pimenta preta.
  5. Vou adicionando o azeite aos poucos até ficar tudo envolvido pelo azeite isto porque depois quando misturar à massa uso um pouco de água da cozedura para fundir tudo e assim temos uma massa fresca, "seca" e intensa em termos de sabor.
  6. Como falei em massa sou um fã acérrimo de esparguete, mas não esparguete demasiado cozido, o esparguete tem de ser mesmo al dente. À boa maneira italiana. Existem várias maneiras de ver se está cozido, mandar contra o azulejo e ele colar, provar ou cronometrar, a maneira não interessa, ela tem é de estar mesmo al dente, é um prazer totalmente diferente.
  7. Coloco o esparguete a cozer em água a ferver com sal. Depois de estar no ponto retiro escorrendo a água e colocando de novo na panela. Fica sempre com um resto de liquido, é esse liquido que vai ajudar a fundir o pesto com o esparguete.
  8. Coloco o pesto, mexo bem e está pronto a ser comido. A temperatura do pesto faz reduzir a da massa e come-se bem. Um autêntico petisco que não pesa na carteira. 
  9. Para guarnecer o pesto coloco mais amendoim, lascas de parmesão e folhas de manjericão!
Buon appetitto.

Ingredientes para 2/3 pax:

- 100gr Amendoim
- 80gr Queijo Parmesão
- 1 dente Alho
- 1 vaso de Folhas Manjericão ou duas mãos cheias de folhas
- q.b. Azeite
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Esparguete