Curiosamente nunca fui muito fã de chocolate, os meus tipos de "chocolate" preferidos sempre foram o branco e o de leite, fugia a sete pés de chocolate negro, não sabia apreciar o cacau como deve ser, era amargo.
Só há poucos anos por muita insistência da namorada comecei a dar hipóteses ao chocolate preto, primeiro derretido por cima do gelado, depois em fruta, e agora já consigo comer sem o achar horroroso, consigo sentir o prazer do cacau, não só os açucares, leites e manteigas adicionados é que me satisfazem. Que hoje em dia até causam repulsa. Excepto o Galak... o chocolate da minha infância! Aquelas bolsinhas individuais, que tentação!

Nisto do chocolate, gosto que haja sempre (óbvio que o sempre é relativo, ou dura pouco porque os 5 cá de casa são uns gulosos ou não há bolo... )  um bolo por casa durante a "semana", uma fatia ao pequeno almoço, ao lanche, aquecido como sobremesa com uma bola de gelado. 
Decidi experimentar fazer um bolo de chocolate vegan, isto é sem nada de derivados de origem animal. Não é que o seja, até porque utilizo bastante derivados nas minhas receitas, queijo e ovos principalmente.
Andei a estudar quais os melhores substitutos dos ovos, como ficaria mais saboroso, mais semelhante a bolo tradicional. E optei por não ligar muito por excesso de "teorias" e tentei fazer, idealizar uma receita,  confesso, um pouco à sorte. 
Curiosamente resultou num bolo húmido bem jeitoso e delicioso, ficou com uma textura estilo "petit gateau" húmida e intensa.
Notei que se "partia" um pouco mais que um bolo normal, falta a ligação dos ovos é verdade, apesar de ter utilizado o nestum de arroz e a courgete para criar uma "pasta de ligação" nunca é bem bem  a mesma coisa verdade seja dita, mas que ficou saboroso ficou.
Ao contrário do que possam pensar a courgete quase não transmite sabor ao bolo, e o travo do cacau disfarça qualquer sabor que pudesse passar. A courgette tem um poder extraordinário. 

  1. Começo por descascar a courgete, adiciono cortada aos bocados ao Robot de cozinha, pico ao máximo que conseguir.
  2. Depois adiciono o creme de côco e deixo reduzir ainda mais agora a mistura já mais líquida.
  3. Adiciono o óleo de côco já derretido, ele vem numa espécie de manteiga dura, tem de ser previamente derretido. Continuo a deixar a mistura ficar cada vez mais fina.
  4. Misturo o Nestum com a água e adiciono à mistura no robot.
  5. Agora como o Robot já estava cheio passei a mistura para uma bacia da batedeira.
  6. Junto o açúcar, esta quantidade é para o bolo ficar pouco doce, se gostarem de um bolo bem guloso aconselho a duplicar a dose.
  7. Por fim adiciono os ingredientes secos, o cacau, farinha e fermento.
  8. Raspo o interior de uma vagem de baunilha e adiciono algumas raspas de limão para cortar o possível sabor enjoativo de baunilha a mais.
  9. Despejo para uma forma redonda com cerca de 25cm de diâmetro previamente forrada a papel vegetal, mas também podem utilizar margarina e farinha para forrar a forma.
  10. Vai ao forno durante 60 minutos a 180ºc.
  11. Deixar arrefecer e comer uma fatia ainda morna, de preferência com uma bola de sorvete de framboesa, fica óptimo!

Ingredientes para 4/6 pessoas:
1 Courgete pequena
1 Pacote de Creme de Côco Alpro
1 Chávena de Óleo de Côco
1 Chávena de Água
1 Chávena Nestum Arroz
1 Chávena de Açúcar Mascavado
1 Chávena de Cacau Magro em Pó
2 Chávenas de Farinha
1 Colher chá de Fermento
1 Vagem de Baunilha
Raspas de Limão q.b.