Adoro barrar pastas no pão, azeitona, vegetais, etc, o acto de barrar quantidades exageradas, lamber, voltar a barrar, o pão ja humedecido, comer à colherada. Das melhores maneiras, para mim de começar uma refeição, seja principal, seja em petiscos com amigos.
Esta pasta não foge à regra, grão, aquele sabor que te completa a alma, o peso do grão, gosto muito. Esta receita tem como base a receita clássica de Hummus (grão, limão, tahine, alho, azeite) mas com pequenas alterações.
Tahine para quem não sabe é pasta de sésamo, um sabor muito característico, embora não muito "fácil" de agradar toda a gente, tem um sabor "áspero", para quem tenha o hábito do óleo de sésamo vai ser facílimo. É bastante concentrada e forte, uma pequena colher consegue "transformar" quase tudo, usar com moderação portanto.
Para amenizar o peso do grão, a "agressividade" do sésamo decidi juntar um elemento mais para o neutro, a batata doce. Posso assegurar que ficou um equilíbrio brutal, a suavidade e doçura da batata pegou em todas as pontas soltas e agregou-as bem juntas. Um dos melhores ingredientes para mim para trabalhar, saborear.

  1. Comecei por assar a batata doce com sal no forno a 180ºC durante uns 30min, dependendo também do tamanho da batata. Quando estiver amolecida pode-se retirar do forno. Arrefecida descasco e reservo.
  2. Eu gosto sempre de demolhar as leguminosas e cozê-las, dá sempre outro toque, aromatizar a água da cozedura, retirar a espuma. Daqueles actos clássicos na cozinha. Contudo nestes casos e para o bem de todas as familias o grão de bico enlatado até tem alguma qualidade, eu costumo optar pelos da Compal da Horta, não costumam desiludir. Usem o que gostarem mais.
  3. Num robot de cozinha trituro o grão com um fio de azeite para ajudar o trabalho do robot.
  4. Adiciono o sumo de limão, a tahine, o alho sem pedúnculo e a batata doce. O objectivo é criar uma pasta homogénea com alguma textura, não totalmente "papa" portanto a chave para mim é a quantidade de azeite.
  5. Coloco tudo no robot e vou "jogando" com a quantidade de azeite, vou deitando um fio de azeite com o robot a trabalhar, até ficar como pretendo. *
  6. Tempero com um pouco de sal e pimenta e já está. Saboroso, rico e nutritivo. Cuidado, provoca dependência forte...
  7. Para terminar, coloco numa taça, mais um fio de azeite e decoro com pimentão doce em pó.
  8. O restante guardo numa caixa hermética no frigorifico, dá para ir petiscando durante duas semanas sem problema.
Ingredientes para cerca de 800g de pasta
1 lata grão cozido
Sumo de 1 Limão
3 colheres sopa Tahine
2 Batatas Doce médias assadas
1 Dente Alho
100ml Azeite *
q.b. Sal
q.b. Pimenta