Se há algo que está na moda para dietas saudáveis e autosuficientes é a quinoa. É um super cereal que é uma fonte nutritiva como nenhum outro, tanto que é chamado o "cereal de ouro", é considerado um super-alimento por ter uma junção enorme de nutrientes, desde ómegas, proteína, minerais e vitaminas.
Na época em que estamos, com um acesso brutal a informação, não há desculpas para sermos mais cultos e informados, afinal nós somos o que comemos. Obviamente isto terá o reverso da moeda, todos falam, todos sabem, por ser moda todos adoram, todos comem, todos a sabem cozinhar... Inventando até etapas ditas essenciais. 
Polémicas à parte o vosso Alho Francês traz uma receita utilizando a quinoa como papel principal.
A quinoa pode ser confeccionada como um arroz se tratasse, inclusive muitas embalagens trazem o seu próprio modo de confecção aconselhado. Duas vezes a quantidade de água, um pouco de sal e voilá. Quinoa pronta a ser ingerida. Fiz uma adaptação ao clássico marroquino. Couscous. Comida sempre bem condimentada com um misto de cor e frescura.

Informação Nutricional da Quinoa

"Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas || 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. WIKIPEDIA"


  1. Comecei, como referi anteriormente por cozinhar a quinoa. Após estar cozida reservei.
  2. Enquanto cozia fiz cubinhos pequeninos, o mais pequeno e parecido com o tamanho da quinoa, de pimento vermelho, courgette e cogumelos.
  3. Numa frigideira bem quente coloquei azeite e em seguida os cubos de pimento, entre os 3 componentes são o que necessitam mais tempo de cozedura. Deixei saltear bem.
  4. Em seguida adicionei a courgette e os cogumelos, tudo bem salteado. Temos então 3 texturas diferentes. O crocante do pimento, a suavidade da courgette e a textura "esponjosa" do cogumelo. Quando se elabora/pensa numa receita deve-se, na minha opinião, conjugar sempre factores diferentes. Obtém-se resultados interessantes, não só de sabor, textura, cor...
  5. Tempero com sal, pimenta preta. 
  6. Coloco um pouco de molho de soja para dar uma tonalidade forte ao preparado. Adiciono agora a quinoa cozida misturando bem.
  7. Quando está quase a sair do fogo coloco 1 colher de açafrão e coloco cubinhos pequeninos de gengibre e alho picado fino sem pedúnculo. O gengibre vai dar aquele toque vibrante. Quando o trincarmos... Por fim, já fora do fogão adiciono coentros picados na hora. Entre salsa e coentros... SEMPRE COENTROS, já deu para ver que adoro, e ajudam também na digestão.
  8. No momento de servir coloco um pouco de iogurte de soja natural misturado com umas gotas de limão, para dar um toque extra de frescura ao prato! Mexer e comer. Delicioso.


Ingredientes para 2/3 Pax:
200gr Quinoa
1/2 Pimento Vermelho
1/2 Courgette
1/2 Cogumelo Portobello
1 Colher Chá Açafrão em pó
q.b. Sal
q.b. Pimenta Preta
q.b. Azeite
q.b. Gengibre
q.b. Molho Soja
q.b. Coentros
q.b. Iogurte Soja Natural
q.b. Sumo de limão