Petiscos… Quem me conhece e quem segue o Alho Francês sabe que sou doido por petiscos.
Um dos meus favoritos de sempre é Feijão com Chouriço, tipicamente portugês. Chamo-lhe petisco porquê? Penso que quando fazes algo tão rápido, simples e delicioso só pode ser um petisco. Conjugação de 2/3 ingredientes e acaba-se com um produto final soberbo.
 A cremosidade do feijão, com as especiarias do chouriço, o picante com a frescura dos coentros… Isto é a verdadeira cozinha para mim. Lembro-me de ser dos petiscos que mais queria comer tanto em casa como em alguns restaurantes mais tradicionais e humildes em que isto era servido como entrada. Daqueles realmente top! 
Hoje então decidi homenagear esse belo tornando-o mais verde e saudável.  Usei também feijão branco seco. Quando tens tempo nada melhor que usar este feijão em vez dos de lata. Deixar de molho com bastante água dum dia para o outro e posterior cozedura.  O resultado é totalmente diferente, para melhor. 

  1. Numa panela larga (para resultar numa melhor fritura) com azeite bem quente coloco cebola picada. Deixo fritar até ficar bem douradinha. 
  2. Adiciono chouriço picado muito miudinho para automaticamente passar o sabor do chouriço para o refogado. De salientar que este chouriço de soja não tem a textura do de carne, é bem mais textura de alheira, ou seja desfaz-se muito facilmente e não necessita de muito tempo de confecção. Como o que queremos é o sabor do chouriço no prato adiciono ao refogado picado e mais tarde as ditas rodelas. 
  3. De notar também tirei a casca do chouriço por esta ser sintética.  Voltando ao prato.
  4. Ao refogado de cebola e chouriço adiciono tomate sem grainhas e lâminas de alho sem pedúnculo. Quero a cor e sabor do tomate bem presente.
  5. Adiciono o feijão branco previamente cozido e vou mexendo. 
  6. Adiciono um pouco de água e deixo reduzir até ficar apurado e mais espesso.
  7. Tempero com sal, pimenta e piri-piri. 
  8. Quando está quase com a textura mais cremosa adiciono então as rodelas do chouriço mexendo muito suavemente para não as partir. Deixo cozinhar. 
  9. Retiro do fogão e adiciono coentros picados, bastantes. A frescura dos coentros vão equilibrar o pesado do feijão e do chouriço. 
  10. Para dar uma textura diferente e mais interessante ao prato faço umas tostas de pão o mais finas possível e levo a fritar com muito pouco azeite, alho e alecrim. A ideia é ter uma tosta bem aromatizada que contrasta na perfeição com o preparado do feijão. É de comer e chorar por mais. 


Ingredientes para 3/4 pax:
1 Cebola média
2 Tomates maduros
1 Dente Alho
200gr Feijão Branco Seco
1 Chouriço Soja Provida
q.b. Azeite
q.b. Sal
q.b. Pimenta Preta
q.b. Coentros
q.b. Piri-piri
q.b. Pão
q.b. Alecrim