Para quem segue com atenção o Alho Francês, não fosse este um blog pró-vegetais, sabe que vegetais salteados são sempre um ex-libris. Hoje trago-vos um snack muito rápido. Pode ser FAST mas tem que ser FOOD (slogan do caro Hugo Nascimento).
Qual snack, vamos lhe chamar o que tem de ser chamado. Um belo petisco sem ter alheiras, linguiças, orelhas, tentáculos e afins. Vegetais "apenas" salteados em que sentimos o verde do vegetal em todo o seu esplendor. Usando cenouras, courgette e cogumelos, penso logo na "crocante" cenoura... Delicioso.
  1. Se os vegetais vão apenas ser salteados convém que o corte não seja muito grande. As cenoura corto umas tiras longitudinais com cerca de meio centímetro de largura. Posteriormente para ficarem compridos corto em sentido obliquo. Pela foto dá para perceber como o corte foi feito.
  2. Coloco desde já os "palitos" de cenoura em azeite bem quente. Queremos a cenoura al dente. Uma crosta e  interior bem crocante e suculento. 
  3. Adiciono depois os cogumelos paris cortados em 4. Continuo a deixar saltear bem.
  4. Coloco depois a courgette, corte também de tiras como a cenoura não apanhando as sementes. A courgette como é um legume mais sensível dispensa muito tempo de cozedura. 
  5. Tempero com sal, pimenta e folhas de tomilho fresco, retiro.
  6. Na mesma frigideira adiciono gomos de pêra com casca, deixo corar. Adiciono mel e tiras de alho sem pedúnculo.
  7. Emprato os vegetais e coloco os gomos de pêra.
  8. Para tornar o petisco mais delicioso coloco uma espécie de vinagrete de maracujá. 
  9. Raspo o maracujá, sementes e tudo para uma taça, adiciono mel, limão e azeite, tempero com sal e voilá. 
  10. Rego os vegetais com este vinagrete. Corto umas tiras de tomate seco (explicarei como se faz num post futuro), podem também comprar num supermercado embora o preço seja exorbitante.
  11. Para dar ainda mais textura ao petisco adiciono pinhões (previamente tostados no forno a 140ºC) . Um petisco com muito sabor e diferentes texturas, fantástico.
Ingredientes para 2 pax:
1 Cenoura média
1/2 Courgette
4 Cogumelos Paris (brancos)
1 Pêra
q.b. Tomilho Fresco
q.b. Sal
q.b. Pimenta
q.b. Mel
q.b. Alho
q.b. Tomate Seco
q.b. Pinhões