Enjoados das aperitivos do costume? Manteigas, queijos e patés de sardinha? 
Hoje trago-vos uma sugestão de um paté de legumes para barrar no pão, tostas ou onde quiserem, é delicioso de qualquer forma e toda a gente vai adorar e repetir vezes sem conta sem culpas, é baixo em calorias, rico em vitaminas e completamente vegan e saudável.

Ingredientes para 4/6 Pax:
1 beringela
1 courgette
2 cenouras
2 dentes de alho
1 cebola branca
2 pimentos vermelhos
q.b. sal
q.b. pimenta
q.b. azeite
q.b. orégãos
q.b. coentros 
  1. Começo  por lavar todos os legumes e descascar a cebola, alho e cenouras.
  2. Corto em fatias médias/grossas sem grande precisão todos os legumes excepto os pimentos.
  3. Barro com um pouco de azeite um tabuleiro largo de ir ao forno, coloco os legumes espalhados.
  4. Por cima rego com mais azeite e tempero com os ingredientes do costume, sal, pimenta e um pouco de orégãos.
  5. Levo ao forno durante cerca de 30 minutos a 180ºC, à parte e noutro tabuleiro coloco os pimentos que vão para assar individualmente, separados dos outros legumes, no meu caso tenho um forno grande e couberam ambos ao mesmo tempo, senão tem de ser feito em duas partes, ou se tiverem lareira também podem assar os pimentos lá, até a pele ficar bem castanha ou mesmo queimada, é ideal para depois retirar toda a pele dos pimentos.
  6. Quando os legumes já estiverem assados, coloco mais 5 a 10 minutos apenas na função grill a 200ºC, para gratinar e caramelizar mais os legumes, é uma parte importante visto que muda completamente o sabor do resultado final.
  7. Depois de tudo assado e pimentos limpos, coloco tudo no robot de cozinha e reduzo a um puré grosso, não precisa de ficar muito bem passado, provo e retifico os temperos se precisar.
  8. Coloco numa caixa hermética no frigorifico e pode ser guardado durante uma a duas semanas sem estragar.

É ideal para comer a qualquer altura no pão/tostas ou até em sandes quando aperta aquela fome ou como entrada com jantares de amigos e família, se gostarem podem optar por colocar uns coentros frescos picados por cima para dar mais frescura na hora de comer!