Houve muitas vezes em que comi guacamole mas sou sincero, muita das vezes não achei piada nenhuma. Ou por ser demasiado textura de "papa" ou por estar desenxabido. Até que a minha namorada decidiu começar a investigar e experimentar diferentes maneiras de o fazer, ainda por cima fomos experimentar o Rosa Cantina em Vilamoura, recomendo como um dos melhores mexicanos, inclusivé tem imensas opções vegetarianas.

Depois do jantar falamos com o dono (Chef) ao ritmo dumas tequillas e ele ensinou-a a melhor maneira de tratar os abacates, porque era sempre um drama acertar no ponto certo dos abacates.
Ela faz o melhor guacamole que eu já comi. É esse guacamole que apresento aqui hoje. Para quem não sabe a Coquette é parte activa neste Alho Francês.
Guacamole é sinónimo de frescura, de leveza... é fantástico, uma entrada que faz as delicias de qualquer pessoa.

  1. É uma receita muito fácil, para começar descasco os abacates, preferencialmente sempre maduros, com uma faca afiada fazer um corte no meio do abacate até ao caroço, rodar com as duas mãos em sentido inverso e fica-se com duas metades. Com uma colher de sopa pressiona-se junto a casca e ficamos com o abacate descascado. 
  2. Esta receita em termos de textura eu prefiro com pedaços. Existem receitas em que é tudo batido. Numa taça esmago os abacates com a mão, adiciono cebola e tomate picados (pedaços pequenos), sumo de limão (cuidado com os caroços), há quem prefira lima, eu gosto mesmo do ácido mais forte do limão, tempero com sal e pimenta, adiciono um pouco de piri-piri, acho que o toque do mesmo ainda torna tudo mais refrescante e vivo. 
  3. Misturo tudo, coloco coentros picados por cima e está pronto, acompanhado com pão, com nachos, ou até à colherada é um regalo. Venha a Corona com lima. 

Ingredientes para 3/4 Pax:
2 Abacates maduros
1 Tomate maduro médio
1 Cebola branca média
Sumo de 1/2 Limão
q.b. Sal
q.b. Pimenta
q.b. Piri-piri (opcional)
q.b. Coentros (opcional)