Peixinho da horta. 
O nome afastava-me quando era criança, convenhamos, é um nome que assusta qualquer criança, horta é sinal de legumes e toda a gente sabe que as crianças odeiam a maioria deles.
Até que fui obrigado a comer com o risco de não comer mais nada!
Lembro-me quando comi pela primeira vez que pensei em massa de bolo, guloso como era, em que rapar a taça da massa do bolo era mais saboroso que o próprio bolo!

Hoje em dia, como o revivalismo está na moda aparecem pataniscas de todos os modos e feitios, esta é a minha homenagem ao peixinho da horta. Para o acompanhar nada melhor que um belo arroz malandrinho de feijão, hoje é tudo corrido a feijões.


Como sempre, são necessárias etapas até este regalo nos saciar.


  1. Começo por cozer o feijão verde, previamente limpo dos "fios" de lado e cortado em tiras finas, em água a ferver com sal. Para dar uma boa textura à patanisca deixo o feijão verde al dente. Para parar a  cozedura mergulho o feijão verde em água gelada, reservo.
  2. Para a polme (massa da patanisca) confesso, é daquelas coisas que sempre fiz a olho, sente-se quando a textura está no ponto, vícios. Bato os ovos, junto farinha, tempero com sal e pimenta, junto coentros picados, água com gás bem fresca ( importante para dar o factor crocante ), mexendo tudo com varas. Adiciono o feijão verde à mistura. 
  3. Depois com uma colher de sopa, coloco a quantidade da colher em óleo bem quente, eu gosto de fazer as pataniscas pequenas, além de necessitarem menos tempo de cozedura são mais fáceis de comer, pesam menos no pecado!! Viro a patanisca com uma pinça até ficar dourada dos dois lados. É importante o primeiro contacto que a polme tenha com o óleo ele esteja bem quente, cria uma "capa" que impede a patanisca absorva o óleo, assim ficam secas e leves. Coloco sobre papel absorvente para retirar o excesso. Entretanto para as comermos quentinhas é necessário já ter o arroz quase pronto.
  4. Para um bom arroz malandrinho, começo por refogar cebola em azeite bem quente até ficar alourada. Junto alho picado.
  5. Adiciono o arroz carolino e deixo fritar um pouco, adiciono agora o tomate picado, tempero com sal. Adiciono a água e deixo cozer, quando o arroz estiver quase cozido adiciono o feijão manteiga, por fim junto coentros picados e está pronto.
  6. Para acompanhar este prato nada melhor que uma alface bem fresca e um tomate cherry.


Ingredientes para 2/3 Pax:
0,150kg Feijão Verde
0,100kg Farinha
2 Ovos
0,025lt Água com Gás
0,100kg Arroz Carolino
3 Tomates
1 Cebola média
1 Dente Alho
0,100kg Feijão Manteiga
q.b. Alface Frisada
q.b. Tomate Cherry
q.b. Azeite
q.b. Coentros
q.b Sal
q.b. Pimenta Preta