Como estamos na época da batata doce, ainda para mais quando temos da melhor batata doce do mundo, a de Aljezur, decidi homenagea-la com uma das minhas receitas favoritas da clássica e deliciosa cozinha francesa, Le Gratin. A batata gratinada, laminas finas de batata envolvidas num "creme aveludado".


Descasquei a batata doce e de seguida usei uma mandolina caseira, daquelas compradas nas feiras sabem? Aquela cor-de-laranja, tecnologia alemã ao nosso dispor!
Fazer laminas finas, quanto mais finas mais rápida é a cozedura e menos seco fica no final.
Coloco as laminas numa mistura de ovos e natas de soja. Tempero a mistura com sal, pimenta preta, noz moscada, alho em pó e parmesão ralado. Costumo, como somos todos viciados em picante adicionar um pouco.
Numa forma para ir ao forno, vidro ou metal, normalmente uso as quadradas de vidro, barrar um pouco de manteiga, como se unta as formas dos bolos, e começar a dispor as laminas da batata doce até cobrir o fundo. Repito o processo até a altura da forma, como se fosse uma lasanha, camada de batata, camada de molho, pressiono sempre as camadas para ficarem o mais coladas possíveis sem ar entre elas.

Levo ao forno a 180ºC durante uns 45min. Após esse tempo espeto um palito para ver se a batata está cozida, se espetar facilmente é porque está bem cozida. Também poderia no final gratinar um pouco de queijo, mas desta vez queria que a receita fosse o mais saudável possível. 
Para acompanhar esta guarnição de peso optei por um tofu bem leve e saboroso. No dia anterior fiz uma marinada mais a puxar o ácido, temperei com alho picado, molho asiático, sumo de limão, azeite e sal. 
Fritei o tofu num leve fio de azeite bem quente até ficar bem corado.
Juntei umas folhas de alface ibérica (mistura de alfaces) com um molho de mostarda e mel para dar mais frescura ao prato.
Delicioso, equilibrado e fantástico.

Ingredientes para 3/4 pax
2 Batatas Doces
2 Ovos
0,250 ml Natas Soja ALPRO SOYA
q.b. Queijo Parmesão
500g Tofu PROVIDA
q.b. Alho em pó
2 Dentes de Alho
q.b. Molho Asiático HEINZ
q.b. Sumo Limão
q.b. Sal
q.b. Pimenta Preta
q.b. Noz Moscada
q.b. Oregãos
q.b. Azeite Galo
Molho de Mostarda e Mel
1 colher sopa mostarda antiga
2 colheres sopa vinagre sidra
2 colheres sopa azeite
1 colher sopa mel
sal q.b.