No dia 25 de Janeiro o Alho experimentou algo que nunca tinha feito. Foi desafiado para algo novo.
Fazer um catering 100% vegan e 200% Alho Francês para uma empresa chamada Improve Your Body and Soul.

Uma empresa mas não uma empresa qualquer. A empresa onde trabalha uma das primeiras pessoas que o Alho conheceu como Alho. A Nutricionista Maria Inês Antunes. Desde que nos conhecemos que nos identificamos muito com a maneira de trabalhar um do outro.

Fizemos algumas colaborações e pretendemos fazer muitas mais, aguardem.
Uma ideia dela que fizemos foi muito gira, eu cozinhava algo da Maria Inês para ver se teria sabor e ela cozinharia algo meu para avaliar em termos de teor nutricional.

Post que fiz com uma receita da Dra -> aqui
Post que a Dra fez com uma receita minha -> aqui

Desenvolvi receitas novas para o evento e uma das que vos trago hoje foi o maior sucesso do evento. Contagiou toda a gente, uma pequena bolinha cheia de amor, contraste de textura e frescura tremendos.
Amor porque quando crio algo novo não poder ser qualquer coisa, amor porque quando provas compreendes e adoras todo o processo que te fez chegar onde chegou. Amor é vencer. Vencer é amar o que fazes. 

Foi uma honra enorme para mim estar em sintonia com uma empresa que tem crescido imenso, com pessoas que me inspiram com um simples diálogo.
Quando voltar da Noruega, eu e a Improve já temos imensas coisas planeadas.

Para terminar, a CEO da Improve chama-se Ana Mexia, tem 70 anos e uma juventude inspiradora que me faz sentir velho. Uma energia contagiante, um exemplo a seguir.

Deixo-vos só o mote da Improve " Qual seria a sua idade se não soubesse quantos anos tem?".




Ingredientes
- 500gr Batata Doce (Laranja ou Roxa)
- 300gr Arroz Agulha
- 140gr Aveia
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Avelã Picada
- q.b. Maionese Vegan / Aioli Vegan
- q.b. Alga Wakame


Preparação
1- Trituro a Batata Doce assada num processador/ robot de cozinha (convém ser potente) e junto o arroz cozido quando a batata estiver em puré.
2- Quando estiver uma mistura homogénea retiro para uma taça (é mais fácil de envolver) e adiciono a quantidade de aveia.
3-  Envolvo tudo. (esta é a parte boa para quem gosta de por as mãos na massa)
4- Tempero com sal e pimenta e envolvo novamente.
5- Com o auxílio duma colher de gelado ( se não tiverem não tem problema, usem as mãos) faço umas bolas para depois “panar” com a avelã picada grosseiramente (coloco a avelã, podem picar com a faca ou colocam num processador, ou se quiserem comprem logo picada) num recipiente e abano o recipiente com a almôndega lá dentro.
6- Levo as almôndegas ao forno a 180C durante 10 a 15 minutos para “secar” a
almôndega e a avelã ficar crocante.
7- Retiro do forno, deixo arrefecer um pouco à temperatura ambiente e coloco
a maionese / aioli por cima e a alga wakame. Para se tornar mais apelativo ao olhar coloco um palito ou um garfo de madeira.
8- Comer morno. 

Notas:

- Esta receita, para mim, funciona muito bem como uma entrada de refeição. Aliás foi concebida para esse efeito. Um canapé;
- A aveia convém estar granulado pequeno, se tiverem grande podem triturar no robot;
- Para se poder comer em uma dentada, para saborear todos os elementos ao mesmo tempo eu fiz a bolinha de amor com cerca de 25gr;
- Sensivelmente 40 bolas de 25gr cada. Podem fazer  (depois de fazerem as bolas e antes de levarem ao forno) e congelar (funciona) ou reduzem a quantidade inicial;
- Podem, obviamente usá-la como muito bem entenderem. Entrada, Acompanhamento, etc... Adaptem o peso;
- Como sempre, dou-vos a receita base que FUNCIONA, alterem e adaptem a cada um tendo sempre a noção de que quando se altera algo testado e funcional os resultados podem não ser os mesmos;
- A maionese / aioli vegan e a alga wakame são fundamentais na constituição do prato;
- A maionese / Aioli Vegan podem fazer ou comprar, eu costumo comprar na Miosótis. Adoro o Aioli;
- A alga wakame encontram muito facilmente no Martim Moniz, normalmente congelada e vêm já pronta a ser utilizada, se não conseguirem aconselho substituirem por salicórnia, sabor fresco e salgado, encontram no Pingo Doce e em mercados;
- Para terminar espero que gostem pelo menos 1/3 do que eu amo esta receita;



Muito obrigado à Ana Gomes, Bruno Alves , Carolina Carvalho, Maria Inês Antunes e a todo o staff da Clínica Improve Your Body and Soul.

O Alho é Vosso.