Quem é que nunca foi ao Festival do Chocolate em Óbidos? Um marco nacional e internacional que atrai milhares de visitantes, autocarros vindos de todo o lado chegam para visitar esta deliciosa atracção, uma visita gulosa, em familia ou para um dia diferente, é algo que se ainda não foram não podem perder para o próximo ano, por agora acabou, e eu tive a honra de fechar o festival com o último workshop!


Quando em 2000 e troca o passo fui ao festival pela primeira vez, nunca imaginaria que uns anos mais tarde iria lá estar a expor o meu trabalho.
Para já, salientar que foi graças ao facto de ter ido ao festival (que ainda tenho o bilhete, encontrado por acaso uns dias antes do evento) que acabei por ir estudar cozinha.
Fui passear, tipo date, com a actual mulher e mais uns amigos (Louie e Bidarra) e numa das inúmeras bancadas presentes estava a CFSPA a promover entre muitas coisas a Escola de Loulé, sendo que íamos morar juntos para o Algarve, inscrevi-me logo na escola.

É certo que eu não sou daqueles que digo que foram os avós a ensinar a cozinha e esses blabla beóbá todos mas a minha vida mudou um pouco nesse momento. Voltei a estudar, o que para além de muitas coisas permitia aprender e poder exercer a profissão "profissionalmente".

Portanto é fácil de perceber o imenso orgulho que tenho em ir a Óbidos partilhar um pouco do AlhoFrancês aos visitantes. Privilégio de estar agora a apresentar o blog no evento que me “fez” cozinheiro.

Antes de começar, agradecer à Câmara de Óbidos a oportunidade de um blog vegetariano poder estar presente num festival tão importante. Ainda para mais brindou-me com um staff brutal à minha volta, o RUI, que para além de animador estava lá para o que fosse preciso, retirando e ainda bem, um pouco do foco em mim. Excelente pessoa. Contacto que irei guardar para o futuro, ainda contei com a ajuda de mais 2 pessoas para o que fosse preciso, muito obrigado.

Para o evento fui muito bem acompanhado, é tão bom rodeares-te de quem tu gostas, os produtos (alimentares) que usei foram 95% da Horta do Bairro que foram confeccionados com a ajuda irrepreensível pelos produtos da Le Creseut. Nada podia correr mal. Para a mousse contei com a ajuda BRUTAL do Chocolate da Ox Nature que é 100% Vegan sem qualquer traço de leite ou nozes como quase 95% dos chocolates e do Açúcar de Côco que é uma forma muito mais natural e nutritiva de consumir açúcar sem muitas culpas. Volto a frisar, NADA poderia correr mal.


Para a apresentação escolhi 3 pratos.

Entrada - É fruta ou Chocolate
Prato Principal - O Chocolate na Horta
Sobremese - Ginginha em Mousse

100% Vegan. Um desafio.

Ceviche de Manga


Ingredientes para 3/4 pax:
- 1 Manga Verde
- 1 Chocolate Negro Vegan
- q.b. Coentros
- 1 Cebola Roxa
- 1 Lima
- q.b. Flor Sal
- q.b. Azeite Oliveira da Serra
- q.b. Chili Vermelho
- q.b. Salicórnia

Modo de Preparação:

1- Como se trata de um prato sem confecção (calor), descasco a manga verde e corto umas fatias finas.
2- Junto a cebola roxa cortada em meias luas finas, os coentros picados, sumo e raspa de lima, salicórnia picada, chili picado e tempero com azeite.
3- Derreto um pouco o chocolate (30 segundos no microondas) e corto uns pequenos cubos / lascas e junto a salada. Derreto um pouco o chocolate para se "fundir" melhor com o prato. Temos o factor crocante e o aveludado do chocolate "mole".

Resultado num prato cheio de sabor e vibrante muito rápido.

----------------------------------------------------- // ---------------------------------------------------------

Para prato principal escolhi, " Chocolate na Horta ".
Como o blog é vegan, confesso que quando escolhi o nome do prato não fazia "puto" de ideia o que fazer, dificilmente fugiria de legumes com chocolate. Vantagens de um blog verde.

Resolvi levar a Óbidos alguns legumes / vegetais que as pessoas não ligam muito ou então que estão habituados a confecções muito especificas.

O aipo, que adoro incessantemente, tem uma polivalência incrível e o caldo verde.

Chocolate na Horta

Ingredientes para 3/4 pax:

- 1 Raíz de Aipo
- 100gr Caldo Verde
- 2 Batata Doce
- 2 Mini Milho
- 100gr Broa Milho
- q.b. Azeite Oliveira da Serra
- 200ml Natas Aveia
- 200gr Chocolate Negro 70% Pantagruel
- 50gr Frutos Vermelhos (Framboesas)
- q.b. Flor de Sal
- q.b. Vinagre
- 1 dente Alho
- q.b. Alecrim
- q.b. Piri-piri em Pó

Modo de Preparação:

1- Começo por descascar a raíz de aipo, depois corto em rodelas com 1cm de largura e faço uns triângulos (opcional).
2- Tempero com azeite, sal e pimenta preta. Reservo.
3- Para o workshop levei a batata doce cozida em água com casca, depois fiz umas rodelas grossas e no workshop levei ao forno com alho picado, azeite e alecrim. Forno a 180º durante uns 10minutos e depois 5 a gratinar.
4- O molho de chocolate é muito fácil de se fazer, numa caçarola levo as framboesas em azeite bem quente até ficarem papa, junto alho picado, piri-piri em pó. Tempero com um pouco de sal para realçar os sabores.
5- Adiciono o chocolate previamente derretido em banho-maria e voilá. Molho pronto.
6- Levei tambem a broa desfarelada seca no forno a 200ºC durante 10minutos para dar ao prato o elemento crocante.
7- Numa frigideira com azeite bem quente, junto o caldo verde. Deixo saltear, junto lâminas de alho sem pedúnculo e refresco com uma boa dose de vinagre. Junto a broa e tempero com flor de sal. Uma maravilha.
8- Num grelhador anti-aderente grelho os triângulos de aipo levemente de cada lado, queremos o sabor e textura característico. Ficam tão lindos. Com uma cor linda. Junto o milho ao grelhador, também pouco tempo e temos mais um elemento com uma textura muito interessante. Crocante.

----------------------------------------------------- // ---------------------------------------------------------

Para sobremesa escolhi uma Mousse de Chocolate Vegana, pois claro.

Para incluir esta mousse no âmbito do festival resolvi introduzir um elemento característico da região. A Ginjinha.

Mousse Vegana de Chocolate

Ingredientes (para o festival dupliquei esta receita) mas para uma família de 4 basta uma vez e ainda sobra (acho eu):

- 300ml Aquafaba
- 400gr Chocolate Negro
- q.b. Sumo Limão

Base da Mousse

- 1 Frasco Cerejas em Calda
- Liquido do Frasco da Cereja em Calda
- 50gr Açúcar Côco

Modo de Preparação:

1- Num robot de cozinha coloco as cerejas em calda e o liquido e trituro até ficar homogéneo.
2- Levo ao lume em temperatura média com o açúcar e a intenção é reduzir e ficar mais com a textura de compota.
3- Quando ficar no ponto desejado coloco na base das taças onde queremos.
4- Com a base pronta passamos para a mousse em si.
5- Coloco o chocolate a derreter em banho maria e aguardo.
6- Com a água resultante da cozedura do grão seco, já fria, coloco numa batedeira e começo a bater em velocidade média e aumento gradualmente para a velocidade máxima. Coloco umas gotas de limão e deixo bater até ao ponto das claras em castelo. Para quem não sabe testar o ponto, nada melhor que ir virando a taça ao contrário, até elas não se mexerem. Cuidado… o Alho não se responsabiliza por um chão com neve.
7- Com o chocolate derretido numa taça junto um pouco da aquafaba (não coloquei açúcar para termos o contraste do poder do cacau e depois com o doce da base ) e misturo efusivamente. A aquafaba vai reduzir a temperatura do chocolate e permitir envolver o resto da aquafaba tranquilamente sem “baixarem”, perderem o ar.
8- Com o auxilio duma espátula de borracha envolvo calmamente a aquafaba até ficar bem misturada e sem se ver pedaços de cor branca.
9- Verto o conteúdo para as taças já com a base da cereja e coloco no frigorifico pelo menos durante umas 2h.
10- Temos o sabor “áspero” do chocolate negro com o adocicado e amêndoa amarga da cereja.

O Aipo e a Mousse foram a surpresa dos convidados. É bom ter o privilégio de abrilhantar os vegetais!!!!



O RUI




MISSÃO CUMPRIDA, desapareceu tudo em menos de 1 minuto! Obrigado a todos os presentes no Workshop que o tornaram especial, aos que me vieram falar, tirar dúvidas e à equipa que prontamente me ajudou em tudo o que precisava!


CEVICHE DE MANGA 


O CHOCOLATE NA HORTA 


MOUSSE DE CHOCOLATE & GINJA