A minha relação com francesinhas é daquelas em que se vive loucamente e sem ponta de razão. Só há emoção, paixão e desejo por mais, porque nunca é suficiente. Os meus melhores amigos de sempre são quase todos do Porto portanto a desculpa era fácil de considerar "Ah e tal vou ao Porto ter com o pessoal..." já a pensar na bela da francesinha, paragem obrigatória.

Provei mil sítios no Porto, Santiago, Kappa Negra... Alguns em Gaia também mas até hoje a que me encheu mais as medidas foi a do Buffet Fase, toda a envolvência do espaço, liderado por um senhor já com uma certa idade, onde há meia dúzia de mesas apenas e as pessoas fazem fila na rua para entrar e sentar. Quantidade não é qualidade, senão conhecem aconselho vivamente, para os carnívoros, claro. 

Bem, com base neste amor hoje trago-vos uma versão de Francesinha Alho Francês style.
Este blog tem como objectivo transmitir aos leitores a facilidade e o sabor que se retira dos vegetais. Incrivelmente, com baixas expectativas, comprei o molho Francesinha da Guloso, curiosamente antes de comprar vi os ingredientes e nada de carne ou marisco, fantástico, dava para usar no blog. Faltava passar no teste do sabor, fui surpreendido. 

Um cheiro agradável, forte em especiarias, boa consistência, apenas adicionei um pouco de sal que fez realçar todo o seu sabor, ao inicio parecia que acontecia o mesmo com todos os de compra, só sabem a tomate...
Se tenho como objectivo a simplicidade aconselho este molho vivamente, podia fazer a minha versão mas quero que vocês desfrutem o tempo com quem realmente interessa, não a fazer molhos.
Não esquecer que é bastante picante, o que pessoalmente amei, claro.

A francesinha é composta por camadas sobrepostas em harmonia. A do Alho Francês foi composta por pão de centeio, cogumelos portobello, tofu, beringela e courgette.

  1. Comecei por saltear os cogumelos previamente laminados. Coloquei-os numa frigideira com azeite bem quente. Temperei com sal e pimenta, quando já estavam quase coloquei lâminas de alho sem pedúnculo, deliciosos.
  2. Com a courgette e a beringela fiz lâminas horizontais e salteei numa frigideira com azeite bem quente. Temperei com molho inglês e molho de soja, rapidez, sabor e simplicidade.
  3. O tofu cortei umas fatias da grossura com 1cm e fiz o mesmo processo anterior explicado.
  4. O molho tal como disse, apenas aqueci até chegar à fervura e coloquei um pouco de sal.
  5. Começa-se tudo a compor... Falta apenas torrar o pão.
  6. Com o pão torrado, coloquei as tiras de courgette, o tofu por cima, depois coloquei os cogumelos em cima do tofu e finalmente as beringelas. Tapei com a outra torrada, cortei as côdeas. Nesta altura já estava completamente a salivar.
  7. Coloquei no prato, tapei com queijo (não tive tempo de ir ao Celeiro, porque esta receita fica igualmente top com queijo de soja, francesinha vegan, parece bem não parece? ).
  8. Levei ao microondas por uns 30segundos, reguei com o molho e babei. Fácil, rápida e divinal, experimentem.
Ingredientes para 2 pax:
4 Fatias de Pão Centeio
2 Fatias Tofu PROVIDA
1/2 Courgette
1/2 Beringela
150gr Cogumelos Portobello
1 Garrafa Molho Francesinha GULOSO
q.b. Queijo
q.b. Sal
q.b. Pimenta
q.b. Molho Inglês
q.b. Molho Soja HEINZ