Caril, sempre ouvi dizer que era a comida dos estudantes, é só juntar pó, cozer um arroz e já está. Um bom caril é uma receita simples é certo mas se quisermos enriquece-lo e desfrutar podemos aprimorar e o resultado falará por si. Sabor, suavidade, balanço e frescura. Esta é a minha versão / interpretação deste prato tão conhecido e versátil em modo vegetariano.


Adoro fruta no caril, tanto a maçã verde como a ananás são forte em acidez. O libertar dos ácidos característicos, o adocicar... Depois temos a frescura do pimento verde, a suavidade e doçura da manga. Um complexo de sabores.

Para mim a chave nesta receita é respeitar os tempos de cozedura dos vegetais que participam na confecção. Embora seja um mix dos vegetais queremos que eles estejam "reconhecíveis" e que não se tornem em papa.
  1. Começo por colocar cebola branca picada em azeite bem quente. Deixo a cebola ficar corada. 
  2. Adiciono maça verde (sem casca), ananás, cenoura, pimento verde tudo cortado aos cubos e deixo os sabores se misturem cozinhando um pouco. Adiciono a abóbora manteiga também aos cubos mais tarde. 
  3. Aumento o fogo para começar a saltear com mais intensidade e adiciono vinho branco para refrescar (significa "descolar" todos os sabores da panela e misturar os aromas todos). 
  4. Adiciono um pouco de água para os vegetais, já salteados acabarem de cozinhar. Temos neste momento os vegetais mais "duros" quase confeccionados.
  5. Junto então os componentes do meu caril (gosto mais de quantificar os sabores do que usar o pó já feito de caril, embora seja muito mais fácil o pó da Margão, é dos meus preferidos) , 1 colher de chá de corcuma, 2/3 folhas de caril, 1 colher de chá de cominhos e 1 colher de chá de massala. O caril só é colocado nesta altura porque é mais fácil de mexer e quando adiciono os ingredientes mais suaves não convém mexer efusivamente. Suavidade, rectifico com sal, pimenta preta e piri-piri. 
  6. Adiciono leite de côco para envolver e suavizar todo o caril.
  7. Junto agora a courgette, a beringela e a manga. Envolvo suavemente e o caril está pronto.
  8. Fica com um molho aveludado. Sublime. Acompanho com arroz branco cozido. Neste caso escolhi arroz basmati. Rima com caril. Polvilho com coentros pouco picados e voilá. Intensidade e frescura. 
Ingredientes para 2/3 Pax:
1 Cebola Branca média
1/2 Maçã Verde
100gr Ananás maduro
1 Cenoura média
100gr Abóbora Manteiga
1 Pimento Verde
2 Folhas Caril
1 cl chá Corcuma
1cl chá Cominhos
1cl chá Massala
200ml Leite Côco ou Natas Côco Provamel
1 Courgette média
1 Beringela pequena
1/2 Manga
q.b. Sal
q.b. Pimenta Preta
q.b. Piri-piri
q.b Coentros