Hoje é o Dia Mundial do Pão, 16 de Outubro. Costuma-se dizer que o Natal é quando um homem quiser pois o Dia do pão é MESMO todos os dias.

Deixo-vos aqui um pequeno texto sobre a importância do pão para nós portugueses. Maria de Fátima Moura, autora de vários livros entre eles " O melhor peixe do mundo", acho que podemos admitir que também temos o melhor pão do mundo.

"De uma espiga de trigo ao pão, há um imenso salto conceptual, que parece ter sido dado pelos Egípcios. A partir daí, o pão tornou-se central na alimentação mas também passou a significar poder, na política e na religião: pão e circo dos romanos, brioche de Maria Antonieta na Revolução Francesa, o preço do pão tabelado para conter a fome e a ira populares ou o pão da última ceia. Para nós portugueses, «em casa sem pão todos ralham e ninguém tem razão», porque o pão não se tornou apenas um complemento, mas fez parte integrante da nossa cozinha em açordas, migas, sopas, rabanadas e outras doçarias. "

O que é o pão para mim?

Antes de vos dizer o que o pão é para mim deixo-vos mais um pequeno texto do maior especialista de pão em Portugal , o Mário Rolando.

Mário, o que é fazer pão para ti?

"Pôr pão na boca de quem tem fome (fazer pão) é ser artesão divino da humanidade."

Pão para mim, é vida, satisfação, união, felicidade, família, conforto.
Fazer pão então é uma sensação maravilhosa, começa pelo processo, junção de vários elementos num só, no deixar crescer (levedar), no alimentar, no cuidado que temos ao tocar nele, no cheiro, no cortar... pão é amor puro.
fotografia 2 - fermento Fermipan
Venho aqui com o intuito de vos mostrar que fazer pão é fácil, é maravilhoso, não é um bicho de sete cabeças.
Talvez a questão mais "assustadora" seja a levedura, fermento.
O medo do pão não crescer, o medo do falhanço faz com que não se faça pão mais vezes. 

A Fermipan tem um fermento seco que vem em saquetas que permitem conservar todas as propriedade da levedura e garantir os melhores resultados. 
Inclusive eu uso para fazer pão naquelas máquinas de pão, nunca falha.

Esta Focaccia não foi excepção, mais do que o que as fotografias dizem é impossível, mas posso-vos garantir que tudo saiu perfeito.

Ingredientes (para esta travessa tamanho médio):
- 450ml Água
- 40ml Óleo
- 20ml Azeite
- 12gr Açúcar
- 7gr Fermento Fermipan
- 700gr Farinha Trigo T55
- 8gr Sal 
fotografia 3 - dobragem da focaccia
fotografia 4 - dobragem da focaccia


fotografia 5 - "deitar" a focaccia com muito carinho
fotografia 6 - focaccia após a primeira levedação


Modo de Preparação:

1- Junto na cuba da amassadeira, a água, o óleo, o azeite, o açúcar e o fermento.
2- Mexo na velocidade mais baixa.
3- Junto a farinha aos poucos (fotografia 1) sempre na velocidade mais baixa.
4- Quando estiver tudo mais homogéneo junto o sal e bato na velocidade alta até tudo se descolar da cuba (sinal que está amassada).
5- Coloco um fio de azeite sobre uma bancada e retiro todo o conteúdo da cuba. 
6- O objectivo é trabalhar a massa com um pouco de azeite e dando lhe a forma pretendida rectangular. (eu faço assim, dobro para dentro - fotografia 3, como se fosse um pano).
7- Depois com todo o cuidado coloco na travessa (previamente forrada com papel vegetal) - fotografia 5.
8- Levo a levedar, tapada com um pano, dependendo das condições, vão vigiando a menina, mas entre 30 a 40min deve ficar como na fotografia 6. 
9- Depois de estar bem levedado, com o auxilio dos dedos faço uns buracos (fotografia 7) e decoro a gosto, eu usei azeitonas, tomate cherry, azeite, orégãos e flor de sal (cuidado com o sal mas deve ficar bem espalhado, melhora substancialmente o resultado).
10- Deixo levedar novamente até ficar como na fotografia 10 (aproximadamente 25 / 30 min, mais uma vez dependendo do ambiente, é aconselhável estar sempre a ver, e acreditem, pelo amor que vão desenvolver vão até prestar mais atenção do que necessário).
11- Levo ao forno a 190ºC durante 25 minutos, mais uma vez tudo depende do forno, mas não fugirá muito deste registo.
12- Deixo arrefecer ( ou dentro do forno) até cortar, o mais difícil de tudo quando se faz pão, ama-se o rebento mas queremos logo esquartejá-lo. Podem também, com cuidado, retirar da travessa e arrefecer numa grelha para a parte de baixo ficar crocante também.
13- Depois... meus caros, é só usar a imaginação.

VIVA O PÃO.
fotografia 7 - "esburacar" a focaccia com os dedos
fotografia 8 - focaccia esburacada


fotografia 9 - enriquecer a focaccia
fotografia 10 - focaccia após a 2º levedação e pronta para ir ao forno
fotografia 11 - focaccia após o forno
fotografia 12 - focaccia e Fermipan