Adoro Tiramisù, adorava, há bastante tempo que não como, é uma sobremesa tão especifica, tão cheia de personalidade que fica difícil reproduzir veganizando. Confesso também que não consumia muitos tiramisùs porque não posso beber café à noite, sou sensivel à cafeína e não durmo ahah lamento, tinha de admitir.

Tanto que eu nem o chamo tiramisù, começando pela ausência dos palitos de la reine, com a ausência do sabor forte e suave ao mesmo tempo do mascarpone, era um desafio grande.

Gosto muito dos produtos da Violife, não é novidade nenhuma para ninguém que me segue, usei o creme Violife, optando também por não colocar natas porque gosto de mais consistência e não tanto ar (mousse) no tiramisù, é como eu disse, muita personalidade de cada um dos elementos, mas se preferirem o fofo das natas podem adicionar à receita e retirar os iogurtes.



INGREDIENTES:
1 embalagem de Queijo Creamy Violife (200gr)
200gr Iogurte Soja (sem sabor)
50ml Xarope de Acér (geleia de coco, arroz ou agave também serve)
2 colheres sopa Açúcar (amarelo ou mascavado de preferência)
40ml de Óleo de Coco derretido
1 Café
50ml de Água Morna
25ml de Baileys Vegan (ou brandy)
1 pacote de Bolacha Maria vegan 
Q.b. Cacau em pó
Q.b. raspas de Limão

MODO DE PREPARAÇÃO:

1- Numa taça larga misturo o queijo, iogurtes, xarope, acúcar e óleo coco,  raspas de limão e bato com varas tudo até ficar homogéneo.
2- Numa taça pequena misturo o café, água e o baileys.
3 -Numa travessa coloco as bolachas maria demolhadas na mistura de café durante cerca de 5 segundos para fazer uma base. 
4 - Coloco o creme por cima da base e repito o processo intercalado, bolacha e creme até acabar tudo.
5- Polvilho com o cacau em pó e levo ao frio, pelo menos, umas 3 ou 4 horas para estabilizar. É tipo feijoada também, quanto mais tempo mais saboroso fica.

Uma "Espécie de Tiramisù" que deu para matar a saudade, muito fresco e leve graças ao sabor do queijo, iogurte e limão, o xarope de ácer também lhe dá personalidade.

Parece-vos bem?
Quem vai experimentar?
O ALHO É VOSSO!