Polenta? Que posso dizer da polenta. Já toda a gente sabe que os italianos não brincam em termos de sabor. Conjugação de sabores simples, não muito mais de 2/3 ingredientes por prato. A polenta é mais um caso de simplicidade perfeita. Uma elegância, um sabor indescritível.
Começou por ser (como quase tudo) refeição das pessoas mais pobres e hoje é presença assídua nos restaurantes com mais gabarito.
Hoje trago-vos uma sugestão bem agradável. Polenta com os maravilhosos Cogumelos Shittake. Parece-vos bem?
Ingredientes (4 PAX)
150gr cogumelos shittake
125gr farinha milho
125gr sémola milho
1lt água
20 tomates cherry
2 dentes alho
1 cebola
q.b. óleo côco
q.b. coentros
q.b. vinho branco
q.b. azeite
q.b. sal
q.b. pimenta preta
q.b. oregãos
Preparação:
- Numa panela com azeite bem quente coloco a cebola picada finamente deixando alourar um pouco. Junto o alho picado e em seguida coloco 1/3 dos cogumelos shittake picados.
- Adiciono o vinho branco deixando o álcool evaporar e em seguida a água.
- Junto os coentros picados e deixo apurar. A ideia é criar um caldo já bem saboroso para a polenta e não ser só feita em água. Tempero com sal e pimenta.
- Adiciono lentamente a mistura da sêmola com a farinha mexendo sempre. Deixo engrossar cozendo lentamente durante cerca de 25/30min. Mexendo regularmente. Há quem goste com pequenos “grumes” e há quem goste totalmente lisa, para quem gosta de lisa poderá dissolver um pouco em água fria tal como se faz com a Maisena antes de utilizar.
- Quem quiser poderá comer assim tipo Xerém.
- Coloco a mistura numa travessa e levo ao forno a 180º durante uns 15 minutos para tornar a polenta mais consistente.
- Levo também numa travessa os tomates cherries temperados com azeite, sal grosso, pimenta preta moída e orégãos durante uns 10min.
- Coloco a polenta um pouco no frio (para prender) e corto na forma rectangular e coro numa frigideira com óleo de côco. Até ficar com aquele golden brown irresistível.
- Numa frigideira com azeite bem quente coloco os shittake restantes. Deixo saltear bem. Tempero depois com sal e pimenta e no final coloco alho picado sem pedúnculo.
- Sirvo imediatamente.
Adorei a ideia, agora tenho um colega vegan acho que ele vai adorar esta receita ;)
ResponderEliminarObrigado Therasia!! Espero que ele goste. Depois dá me o feedback!!
Eliminarolá nuno! já te sigo no instagram há algum tempo (a tua dálmata é linda!), mas julgo que nunca tinha deixado aqui uma mensagem. eu adoro polenta e adoto shiitake, porém é a primeira vez que me cruzo com uma receita que combina os dois! excelente, vou guardar para experimentar! :)
ResponderEliminarOlá!! Muito obrigado pelo comentário!! A Lola é linda mesmo eheh Tenho sempre orgulho em "partilhá-la".
EliminarEeheh coragem então pelo primeiro comentário, espero que seja o primeiro de muitos. Nada melhor que 2 coisas que adoras.
Se experimentares a receita depois tira foto e envia-me.
Alguma coisa, dispõe sempre!!!
Obrigado.
Olá! Será que me podes sugerir algo para substituir os coentros? Sabem-me a sabonete, mas tudo o resto na receita está a soar-me a jantar. Obrigada :)
ResponderEliminarOlá Ana! Muito obrigado pelo comentário!
EliminarOra essa, os coentros neste caso serviram só para aromatizar um pouco o caldo! Podes muito bem retirá-los.
Não têm um papel fundamental.
Podes tirar fotografia ao jantar e enviar-me? :D
Alguma dúvida que tenhas estou sempre aqui!
Obrigado!