Inspiração parte II
Este é o segundo prato (primeiro >>> Cogumelos Frescos) que surgiu na minha cabeça quando soube que aquele meu colega se ia embora. Um aliviar de peso nos ombros. Normalmente a chegada à meta é mais difícil pelo cansaço, neste caso foi o contrário... A meta agora parece tão perto, vai chegar ainda mais rápido.
Estamos em Setembro e mais uns dias começo a viagem para voltar a Portugal!





Voltando ao prato, este prato teve um feedback completamente inesperado para mim, confesso. Quando os estou a criar gero, mesmo sem querer, expectativas adequadas ou não a cada prato. Imagino o feedback que poderá ter, umas vezes subestimo, outras vezes sobrestimo... é a vida.

Dentro do meu circulo do blogue tenho 2 ou 3 pessoas que poderia entregar o "controlo" do Alho Francês que ele seguiria tranquilamente para porto seguro. Já os Mind da Gap diziam " Um amigo não te defende e elogia com a mentira, ofende com a verdade por muito que esta te fira " e essas pessoas ficaram completamente entusiasmadas com o prato, não querendo correr o risco de parecer "convencido" surgiram frases como " que quadro lindo, parece uma pintura ", "os teus pratos têm vida... " .
Aquelas palavras simples e sinceras que te abanam todo por dentro!!! Depois de cerca de 60 receitas este aparece assim e parece que ganha automaticamente o título de "imagem de marca". Fantástico, isto ainda gera mais motivação para o futuro do Alho Francês. Podem contar comigo.

Na altura em que estamos, Verão, pede-se pratos frescos, com pouca ou nenhuma confecção, pratos que sejam de fácil digestão afinal queremos ir rápido para a piscina ou mar, queremos estar saudáveis, queremos parecer bem.

Este é um prato que responde positivamente a todas essas condições. Tem como base as framboesas ricas em antioxidantes, recheadas de acidez / frescura. Aquela frescura que te faz torcer a cabeça do impacto que gera.

Este prato é composto por fruta e vegetais. Resulta numa salada com diferentes texturas e sabores contrastantes. No fundo atinge um equilíbrio perfeito. 

Preparação

1- Começo por colocar framboesas dentro do copo do blender. Temperei com sal e vinagre. Quero que mantenha o sabor raw. Adiciono uma pinga de azeite para dar aquele "brilho". Não necessita de água. Trituro tudo e reservo.
2- Faço o corte pretendido a todos os componentes da receita. Alface cortada ao meio, tomate cortado ao meio no sentido horizontal, gomos de pêra, umas tiras de pimento verde, umas lascas do funcho (bolbo),  cogumelos ao meio, descasco as mini cenouras, cubos de pimento laranja e amarelo, tiras finas de funcho (troncos) e reservo tudo.
3- Começo por colocar na grelha, com um fio de azeite, os cogumelos, o tomate e as cenouras. Quando viro tempero com sal, pimenta e um pouco de piri-piri.
4- Numa frigideira com um fio de azeite coloco os gomos de pêra e o funcho. Deixo corar bem até ficar aquele dourado irresistível. Tempero o funcho com sal e pimenta e a pêra não necessita de nada.
5- Deixo a alface para o final. Tempero o lado que vai grelhar com sal, pimenta e azeite e coloco na chapa. O objectivo é ganhar um pouco de cor, não queremos a alface mole, portanto com o fogo um pouco mais forte. Com a cor pretendida retiro.
6- O vinagrete de framboesa vai ser o tempero principal da salada mas como gosto muito de azeite fiz um azeite de funcho (erva) e usei também.
7- Depois é só montar o prato com muita harmonia e amor. Regar com os temperos, polvilhar com o funcho e colocar a erva e saborear.
8- Cuidado... de tão bonito que é podes não conseguir comer...


Ingredientes para 3/4 pax:
- 1 Alface Romana
- 2 Tomates
- 1 Bolbo Funcho
- 125gr Framboesas
- 1 Pêra
- 1 Pimento Verde
- 1 Pimento Amarelo
- 1 Pimento Laranja
- 2 Cenouras (mini)
- 4 Cogumelos
- q.b. Azeite
- q.b. Vinagra
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Piri-Piri em pó
- q.b. Azeite Funcho (triturar a erva com o azeite)