Na viagem para a Noruega, eu e a mulher optámos por fazer poucos (!!!) km de cada vez, de maneira que íamos parando para dormir em hotéis, dormir bem, tomar um bom banho e comer um bom pequeno almoço e depois retomar a viagem.
Uma dessas paragens foi em Amsterdão, por termos lá um grande amigo de ambos e a sua mulher, também porque adoramos a dinâmica da cidade, acabamos por ficar 2 noites, relax total.
Antes de irmos, obviamente perguntamos se nos podiam dar guarida e a resposta foi logo, “you gotta cook for us “.


A mulher dele é holandesa, disse-lhe para escolher as preferências dela do blog (sim, ela usa frequentemente o Google Translator para estar ocorrente do blog, diz que funciona), certamente perderá bastantes expressões características nossas, mas o cerne da questão ela conseguirá entender.

Passando a frente, a oferta de supermercados com verdadeiras opções e auto-suficientes para vegetarianos e vegans é assombrosa. Eles moram um pouco longe dum desses supermercados então a moleza falou mais alto, acabamos por não ir a esse e fomos a um local com oferta menor mas trouxemos para casa uma miscelânea de pimentos (amarelos e vermelhos) e 3 tipos de cogumelos (shitakke, portobello e paris).
Trouxemos também tofu, arroz basmati e para o pequeno almoço trouxemos manteiga de amendoim. Dava tudo muito bem para 2 ou 3 refeições.  Mal chegamos a casa, infelizmente a cozinha dele é mesmo pequenina, daquelas que até limita a criatividade e capacidade de execução decidi, sem pensar, por os pimentos no forno. Assa-los até a casa toda ficar a cheirar a pimentos.

Sem pensar no produto final os pimentos iam assando e estava na sala a pensar no que ia fazer.
Até que, já com o cheiro dos pimentos no ar, e com um pouco de frio na sala apetece-me uma comida reconfortante e eu sou um ARROZEIRO. Pensei num arroz de pimentos assados com o Tofu.
  1. Como referi, asso os pimentos até estarem bem assados, coloco num saco fechado e deixo um pouco para depois tirar a pele facilmente. Quando estão mais frios e já descascados faço uns pequenos cubos
  2. Numa panela com azeite bem quente coloco esses cubos e deixo saltear um pouco.
  3. Pico um pouco de cogumelos Paris, que são os mais baratos dos 3 e junto aos cubos dos pimentos. 
  4. Junto o arroz e deixo fritar um pouco, processo que ajudará na “soltura” do arroz.
  5. Tempero com sal e pimenta, adiciono a água necessária (eu duplico a água em relação à quantidade de arroz porque gosto dele all dente), há quem coloque mais água, é verdade e ele acaba por cozer mais um pouco.  Deixo cozer.
  6. Numa frigideira bem quente coloco os cogumelos, neste caso como tinha 3 tipos de cogumelos salteei um de cada vez mas o processo é sempre o mesmo. Deixo a frigideira aquecer bem, junto os cogumelos, sempre em lume forte e deixo os saltear bem, no final tempero com sal, pimenta e aromatizo com lâminas de alho sem pedúnculo. Retiro do lume e reservo. 
  7. De salientar que os meus cogumelos favoritos são os shittake. adoro o sabor e principalmente a sua textura carnuda, faço umas lâminas grossas para os saborear no seu esplendor.
  8. Fica a faltar só o tofu, coloco-o numa frigideira com azeite bem quente, tempero com molho de soja e um pouco de piri-piri e deixo saltear bem.
  9. Quando ele está com aquela crosta crocante junto um pouco de manteiga de amendoim seguida de imediato com um pouco de natas de soja para ligar envolvendo todos os líquidos e a manteiga de amendoim. Resulta num molho aveludado e super saboroso.

Ficou um prato muito completo e saboroso.

Ingredientes para 3/4 pax:

  • 200gr Arroz Basmati
  • 500gr Tofu
  • 150gr Cogumelos (50gr de Cada)
  • 1 Pimento Vermelho
  • 1 Pimento Amarelo
  • 1 Cebola Branca
  • 2 dentes Alho
  • q.b. Molho Soja
  • q.b. Sal
  • q.b. Pimenta Preta
  • q.b. Piri-piri em pó MARGÃO
  • q.b. Manteiga Amendoin
  • q.b. Natas Soja