Morangos da época, é a fruta com cheirinho a Primavera.
Podem-se comprar morangos em todo o ano é certo, mas de Abril a sensivelmente Julho é quando eles são mesmo bons, aqueles morangos que perfumam a casa, que o cheiro nos envolve! Há como resistir? 
Com o começo do calor ou com o fim do frio extremo, só apetece algo fresco, a frescura do morango é indescritível, refresca a alma e para não falar do bem que faz ao nosso organismo, tem inúmeras propriedades benéficas,  são por exemplo ricos em vitaminas, A, C, D, B12, B6 e tem ainda alguns minerais como Cálcio, Ferro e Magnésio.

Foi mais uma vez do género, "o que posso fazer com o morango sem ser o óbvio?"


Gosto de cheesecake, gosto de semifrios, de bavaroises, pensei num bolo de morango, mas a frescura do morango que pretendia ia perder-se, eventualmente irei experimentar fazer um bolo de morango. Olhei para a mesa e estava um mísero palito de la rene num pacote. Tiramisù de Morango resultará?
Com certeza que sim, puré de morango, palitos embebidos em morango... Ao imaginar já estava a salivar. Foi só pensar a melhor maneira de traduzir o morango no tiramisù sem o alterar muito.

  1. Começo por bater as natas de côco (não uso outra coisa agora, a versatilidade, leveza são incomparáveis além de ter menos de metade das calorias) com açúcar até levantarem, junto progressivamente colheres de sopa de queijo creme (mais leve que o philadelphia e menos salgados preferencialmente) e polvilho com raspas de limão para dar ainda mais frescura. Quando estiverem com a consistência mais fixa reservo.
  2. Numa frigideira quente coloco morangos em pedaços pequenos, um pouco de açúcar e deixo fritar um pouco. Coloco agar agar que irá dar uma consistência mais gelatinosa ao resultado final. Adiciono um pouco de brandy e um pouco de água e deixo reduzir até ficar em calda.
  3. Calda que depois de arrefecida ou não tão quente para estragar a consistência das natas, junto lentamente às natas que começam a ficar coloridas e ainda mais saborosas.  Ficam com uma cor linda e extremamente gulosas. Cuidado com os dedos. Culpado!!! 
  4. Fica a faltar o líquido para embeber os palitos de la reine ou dedos de sogra, no clássico tiramisù ou no que as pessoas mais fazem ( ainda hoje se discute a origem e especificidade dos ingredientes) molham geralmente em café conjugado com uma bebida alcoólica. 
  5. Uma calda resultante do bater num robot de morangos, água e Amarula foram o escolhido. Depois de os molhar ainda comi uns 2... 
  6. Demolho bem mas sem exagerar no tempo para não se partirem. Reservo.
  7. Uma confecção muito simples e rápida que depois é só preciso montar como preferirem.
  8. Eu coloco palitos embebidos como base, creme e novamente palitos e consequente creme.
  9. Para tornar ainda mais fresco coloco lâminas de morangos. Directo para o frigorifico tapado com película, umas 3 horas para ficar fresco e mais preso. Retiro do frio pincelo com calda de acér e está pronto para a gula!

Deliciem-se.

Ingredientes

Creme
- 2 pacotes Natas Côco
- 3 colheres sopa Açúcar
- Calda Morango (10 Morangos, 1 colher sopa Agar-Agar, 3 colheres sopa Açúcar Mascavado, q.b. Brandy, q.b. Água, q.b. Raspas Limão)

- q.b Palitos de La Reine

Calda para Palitos
- 4 Morangos
- 3 colheres sopa Amarula
- 0,5lt Água

- q.b. Lâminas Morangos para cobertura
- q.b. Calda Acér