Muito há para se dizer sobre a PakChoi (no talão do BRIO vinha assim). Para quem não sabe o BRIO é um supermercado dito biológico, intitula-se mesmo de supermercado biológico. 
Confesso, já lá tinha ido antes de ser o ALHO FRANCÊS e gostei, tem muita variedade de tudo o que queiras para ti para uma alimentação cuidada e controlada, e o mais importante SEGURA.
Para quem não tem oportunidade de ir quase directamente à fonte natural das coisas, como quintas biológicas, mesmo antes de se chamarem biológicas, acaba por ser uma excelente opção. Tanto em consciência como em benefícios a médio longo prazo para o bem estar geral. 
Fui ontem (ao da Zona do Chiado) e vi lá umas pak choi que me trouxeram imediatamente água na boca. Eu como Alho Francês confesso, grande parte das inspirações que tenho são a ir ver, o tocar, o cheirar, não vou ao supermercado já com a ideia pré-concebida. Fui mesmo à procura de inspiração, foi automática mal peguei na couve.
Pessoalmente considero-a uma preciosidade, sabor, textura, aspecto... Hoje trago-vos uma sugestão bem interessante. A pak choi serão os "grelos" da minha alheira. Uma bela alheira de Tofu da Provida. Produto que certamente, ainda não provei, terá a senda de qualidade que a Provida nos habitua.
Alheira Tofu, Pak Choi, Ameixa e Shiitake!
Espero que gostem.

Mais uma vez esta é uma receita que tem de ser por fases.

  1. Comecei pela mais longa, a "compota"/ molho de ameixa. Optei por a ameixa amarela, embora não seja a época delas, o cheiro, o aroma deixou me empolgado, queria algo ácido para contrastar com tudo.
  2. Coloquei a ameixa cortada em pequeno, para acelerar o processo, juntei uma pequena quantidade de água, açúcar mascavado e um pouco de brandy. Deixei cozinhar lentamente, reduzindo e "caramelizando". A terminar coloquei um pouco de canela. Reservei.
  3. A alheira de tofu, retirei o invólucro e fiz uns pequenos medalhões, para não lhes chamar hamburgeres, #chegadehamburgers OK? Corei em azeite bem quente para lhe dar um toque corado e levei ao forno para cozinhar lentamente. Reservei,
  4. Os shiitake, laminei em "moedas". Salteei em azeite bem quente, temperei com sal, pimenta. Antes de tirar coloquei lâminas de alho sem pedúnculo. Reservei.
  5. A estrela da companhia, comecei por a lavar muito bem, cortei a couve em 4. Salteei em azeite bem quente, colocando alho e gengibre picado. Adiciono um pouco de molho inglês e de soja para temperar. A couve fica com um aspecto lindo!!!
  6. Cuidado que esta receite pede que tudo seja pouco confeccionado, não se deve "overcook" algo tão nobre e saboroso, manter o máximo de características naturais, textura, composição e sabor, não precisamos de carregar quando o produto em si já é TOP.
  7. Para empratar comecei por colocar uma camada generosa de compota ameixa, o medalhão de alheira por cima, os cogumelos e a couve. Posso vos garantir que a mistura ficou soberba.

Ingredientes para 2/3 Pax:
1 embalagem Alheira Tofu PROVIDA
100gr Couve Pak Choi
100gr Cogumelos Shiitake
2 Ameixas Amarelas
q.b. Alho
q.b Gengibre
q.b. Azeite GALO
q.b. Acúcar Mascavado
q.b. Brandy MACIEIRA
q.b. Sal
q.b. Pimenta
q.b. Molho Inglês HEINZ
q.b. Molho Soja HEINZ