Sobremesas "verdes" é sempre um grande desafio seja para quem for. 
Quem não deseja comer coisas doces sem ter receio nem sentimento de culpa! A verdade é que é possível contornar o que faz mais mal quando consumido em excesso e optar por ingredientes alternativos, viáveis e muito mais saudáveis.


Foi nesse sentido que numa das várias visitas semanais ao Celeiro, comprei umas natas de côco especiais para bater , 100%vegetais, sem colesterol, baixa em gorduras sem lactose nem nada das coisas más das natas. Estava imensamente curioso para ver a consistência e o sabor do côco. 
Mal cheguei a casa pus as as natas a refrescar meia hora no congelador para baterem melhor, logo de seguida coloquei na batedeira sem qualquer receita no pensamento, estava mesmo ansioso de as testar. Dizia na embalagem que precisava apenas de 2 minutos na batedeira. 
Começaram a crescer e estava na altura de provar, o dedo entra logo na batedeira. Era impossível resistir, a textura ficou leve e fofa, não muito diferente das natas normais. Posso admitir que superaram em muito as minhas expectativas.
Nesse momento penso, o que vou fazer com elas? Olho para a mesa e está 1 frasco de manteiga de amendoim, esquecido de arrumar do pequeno-almoço. Imaginei logo as texturas incorporadas e os sabores de côco e amendoim que provavelmente fariam uma boa dupla apesar de nunca ter experimentado tal coisa.
A leveza do côco com a intensidade do amendoim ligados por um toque adocicado... Parece-vos bem?


  1. Começo a por adicionar a manteiga de amendoim às natas previamente batidas na batedeira, deixo misturar na velocidade mínima alguns segundos e a cor começa ligeiramente a mudar, é lindo ver o efeito branco a ficar bege. A textura não estava a ceder pelo contrário, estavam a ficar bem cremosas e a misturar bem. 
  2. Para dar o toque adocicado coloquei uma colher de melaço de cana e acabou de bater. A textura estava mesmo fantástica. (também podem utilizar açúcar mascavado)
  3. Coloquei numa taça bem clássica de mousse, ralei chocolate negro (com a ajuda dum descascador) e coloquei amendoim picado para dar um toque de textura crocante, uma sobremesa simples, deliciosa e pronta a comer no momento em apenas alguns minutos, os miúdos vão adorar e os graúdos também.
  4. Se forem muito gulosos mesmo, uma colher de Nutella ao invés do chocolate negro vai ligar lindamente.


Ingredientes para 4 pax:

- 1 embalagem Natas Côco SOYATOO
- 3 colheres de sopa Manteiga Amendoim
- 1 colher sopa Melaço/Açúcar Mascavado
- q.b. Chocolate Negro
- q.b. Amendoim