Pois é, os franceses chamam-lhe o pequeno bolo, mas a verdade é que isto é um pequeno pecado. Quando o abres e aquela lava de chocolate escorre para o prato, começamos logo a comer com os olhos.
É impossível ficar indiferente a esta pequena delícia que nasceu por um erro de cozinha e se tornou numa das sobremesas mais famosas do mundo.

Hoje trago-vos então a versão Vegan, totalmente livre de crueldade que não difere em quase nada da receita original! Os mais picuinhas nem vão reparar.
Querem melhor? Totalmente saudável, sem doses exageradas de açúcar, com manteiga de cacau que é uma gordura saudável e muito versátil na cozinha visto que não tem sabor.

No outro dia como vos mostrei nas redes sociais (aconselho a acompanhar por lá) fui à Inauguração da nova Loja do Celeiro em Campo de Ourique e rendi-me finalmente à ISWARI, era já consumidor do Açúcar de Côco (maravilhoso) que usei nesta receita também e comprei a Manteiga de Cacau já a pensar numa sobremesa, como sabem eu não sou o maior fã de sobremesas mas um pecado de vez em quando sabe ainda melhor.




Ingredientes para 4 unidades:

- 1 Chávena Farinha
- 1 Chávena Leite Aveia
- 2 cl Sopa Cacau Magro em pó
- 1 cl Chá Fermento pó
- 1/2 Chávena Açúcar Côco Iswari
- 100gr Chocolate Preto 70%
- 100gr Manteiga Cacau Iswari

Molho Framboesa:
- q.b Acúcar de Côco Iswari
- q.b. Framboesas Frescas
- q.b. Água

Modo Confecção:

1- Em primeiro lugar com muito cuidado com a água  (é o arqui-inimigo do chocolate), coloco uma taça por cima duma panela com água a ferver para derreter em banho maria o chocolate preto com a manteiga de cacau. Reservo.
2- Numa batedeira coloco todos os secos peneirando a farinha para ficar mais leve. Verto o leite aos poucos para ir batendo lentamente.
3- Quando o leite estiver bem incorporado começo a deitar a mistura do cacau derretido até ficar tudo homogéneo.
4- Como não tenho aqui formas indicadas cozi o petit gateau na mesma chávena que usei da farinha, só é preciso untar com margarina vegetal e um pouco de farinha para ele sair depois. É necessário dizer que por segurança eu adicionei bastante farinha para ter a certeza que o conseguia desenformar bem, se virem bem nas fotografias nota-se a farinha de lado, dano colateral.
5- Levo imediatamente a um forno pré aquecido a 210º durante uns 12 minutos. O meu forno em casa é muito bom, tão bom quantos os profissionais então o calor é bem uniforme e regular. Nos vossos fornos em casa tenham atenção que ele está pronto quando começa a "rachar" um pouco em cima, quer dizer que o líquido do chocolate quer "ferver". Mas o tempo não deve variar muito. Se correr mal não desistam. Façam como eu, cozam 2 a 2 e assim conseguem ter 2 oportunidades.
6- Depois de retirar do forno deixo repousar uns 2 minutos, para o ajudar a sair, com o auxilio duma faca contorno a chávena.
7- Emprato logo de seguida e estamos prontos para o pecado.
8- Para acompanhar nada melhor que framboesas. Manter tudo simples. Framboesa casa na perfeição com chocolate. Levo um pouco do açúcar numa frigideira quente, quando começa a derreter junto as framboesas e um pouco de água. Mal elas estejam em "papa" o molho está pronto. Adoro porque fica com a textura das sementes.
9- Junto umas amoras brancas da Iswari que são um antioxidante poderosíssimo et voilà.