As festas de anos quando eu era miúdo, vá petiz, eram sempre nos restaurantes chineses, todos gostavam e era acessível para toda a gente. Recordo-me, para além dos crepes vegetarianos (sim, havia sempre uma versão vegetariana sem aquelas bolinhas pequeninas de "carne") o prato que eu comia mais era a galinha com ananás e amêndoas. O prato vinha para a mesa dentro da casca do ananás. Nessa altura esse, para mim. era um emprazamento genial, divertido no mínimo.


Antes de passar ao prato propriamente dito, é com mágoa que me recordo do chinês da Praça de Espanha, o Muito Bom que era todo um outro nível de restaurante chinês, mil opções vegetarianas, tinha "frango" vegetariano, "bacalhau" vegetariano até depois uns anos mais tarde reabrir só como restaurante vegetariano 100% e ter fechado, um pouco antes de toda esta "moda". Que pena. 

O ananás para mim sempre foi dos meus sabores favoritos, aquele misto de doçura e acidez sempre me seduziu. 

Vamos ser justos uma coisa é Ananás e outra coisa é Abacaxi. 
Devo ser um felizardo, o meu pai na sua área profissional, na área do transporte marítimo, sempre lidou muito com os Açores, eu comia muito queijo da ilha, ananases... 
O ananás dos Açores é um pedaço de ouro que se pode comer. Está anos luz acima dum "simples" abacaxi. Sei que o preço dele não é um preço que "todos podem pagar" mas compensa a nível gustativo. Mal o tive na mão pensei logo num prato estilo chinês. Ainda para mais com os Shiitake do Migaas o prato já estava feito.

Ingredientes para 3/4 pax:
- 1 Ananás dos Açores 
- 250gr Cogumelos Shiitake
- 1 Cebola Branca
- 1 Cenoura média
- 1 dente Alho
- 50gr Bambu em calda
- q.b. Açúcar Mascavado
- q.b. Molho Soja
- q.b. Vinho Branco
- q.b. Vinagre
- q.b. Ketchup
- q.b. Miolo de Amêndoa Tostado 
- q.b. Piri-piri em pó (opcional)



Modo Preparação:
Para que todos os componentes contribuam para o prato no seu esplendor é necessário encarar esta receita em fases. Tanto pelos tempos de cozedura, textura como pelo sabor. Explicando por texto as coisas parecem sempre mais complexas do que na realidade o são. Alguma dúvida sabem como me encontrar, facebook, instagram, e-mail... o Alho está aqui para vocês.

1- Começo por um dos principais intervenientes, o ananás. Descasco-o desperdiçando o menos possível e corto em cubos e numa frigideira quente com um fio muito curto de azeite. Coloco-os e polvilho com um pouco de açúcar (muito pouco porque a doçura do ananás é incrível), o intuito é mesmo o "comer com os olhos". Passar-lhe aquele golden look. Ouro puro. Reservo.
2- Depois de descascar a cenoura corto em cubos com o mesmo tamanho do ananás e coloco-os na mesma frigideira onde corei o ananás com um pouco de azeite. Os sabores não se podem perder. A ideia é saltear a cenoura ficando ainda com um ponto mais para o cru no interior. A textura do que comemos nunca pode ser descurada. Junto a cebola aos cubos e deixo saltear um pouco até ficar mais translúcida. Reservo
3- Ficando só a faltar o outro ingrediente principal, os cogumelos. Sempre a mesma conversa eheh. Azeite bem quente, cogumelos lá para dentro para fazer um valente PSHIIIIIIIIII, junto o alho picado sem pedúnculo e reservo.
4- Para finalizar junto tudo numa frigideira bem quente para temperar e criar o molho envolvente.
5- Quando estiver tudo quente junto o vinho branco, o vinagre e o ketchup, tempero com o molho de soja e deixo apurar um pouco. Os sabores vão se misturar e ficar um belo agridoce. Junto as amêndoas torradas para dar a textura e o sabor a frutos secos, adiciono o bambu em calda e está pronto.