A simplicidade que tento transmitir às pessoas é complicada. Complicada para mim, claro. Quero ter a certeza que o que partilho com vocês é útil. Para quê partilhar se não tens o luxo e orgulho de ter impacto?


O desejo de mostrar algo "novo" com aquele efeito wow é complicado. Muitas vezes o pensar demasiado só te condiciona e corta a inspiração. Há que seguir a corrente, deixá-la fluir.

Cortar com o artificial e seguir com o espontâneo. Isto tudo para dizer que o melhor feedback que recebo, o verdadeiro, acontece quando menos o espero. Isto de partilhar cria sempre, embora não goste e tenha aprendido a contorna-las, certo de tipo de expectativas e curiosamente é sempre inversamente proporcional ao feedback.


Chega, chega de parlapier, vamos ao que realmente interessa. A comida. O bem precioso que é disfrutar do alimento. A felicidade está em tudo a que nos propusermos.

Num dos primeiros dias de Noruega, este ano, fiz as habituais compras a que eu chamo as compras das "bases". Chegas e automaticamente queres rechear a despensa.

Nunca me lembro da enorme dificuldade em escolher o que fazer nos primeiros dias, tal a oferta vasta em possibilidade de receitas, infindável. Então fiz o que costumo fazer sempre, recorro ao frigorifico e à despensa e tiro muitas coisas e começo a pensar a olhar para as coisas.

Saiu isto que vos trago hoje, um gratinado de legumes delicioso. Espero que gostem.


Ingredientes:
- 1 Batata Doce
- 2 Courgette
- 3 Tomates Médios
- 1 Pimento Verde
- 250ml Creme Aveia Oatly
- 100gr Violife Picante
- 1 dente Alho
- q.b. Mozarella Violife (para pizzas)
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Farinha (opcional)*

Modo de Preparação:

Como qualquer receita esta vive de fases.

Molho:

Clicar vídeo aqui ---> "Bechamel"

Legumes:

1- Coloco a batata doce a cozer em água e sal. Retiro quando está cozida e corto tiras ao comprimento. Reservo.
2- A courgette, o tomate e o pimento verde faço rodelas e grelho-os com um pouco de azeite, temperando com sal e pimenta preta. Vídeo aqui -----> Grelhar
3- Para montar os legumes em camada faço como neste vídeo. Aqui ---> "Montagem"
4- Ralo "queijo" mozarrella por cima, coloco tiras finas de chili, jalapênos e levo ao forno a 180ºC durante uns 15 minutos para dar aquela cor dourada e o molho engrossar.
5- Retiro do forno, coloco uns oregãos, um fio de azeite e acompanho com uns espinafres crus para dar aquele toque de frescura e está pronto.

Que regalo. Simplicidade perfeita.

* Coloco a farinha como opcional devido ao gosto em relação ao molho, como os constituintes da receita já estão todos confeccionados o forno é uma questão de harmonizar todos os elementos e gratinar o queijo. Logo a consistência do molho é ao gosto de cada um. Importante também dizer que os legumes libertam sempre água e o molho depois do forno fica sempre um pouco mais aguado. Tudo derivado do pouco tempo no forno.