Adoro quando estou em casa, vou à cozinha, paro, olho para todos os lados e cruzo ingredientes e sai me um prato. bla bla bla...
Era um resto de broa, quando me viro vejo os tomates já maduros e pronto. Deixa-me cá aproveitar antes que a broa seque e o tomate se estrague. Broa e tomate combinavam na perfeição.




Fui ao frigorífico e tinha tofu e brócolos, o prato estava feito. Para acompanhar decidi então fazer um puré de brócolos assados e o tofu teria a broa por cima.

Um simples almoço, carregado de sabor e com um interessante equilíbrio de intensidade.
Preparação:
1- Começo com o processo mais demorado, o puré de brócolos assados.
2- Corto pedaços de bróculos pequenos, coloco num tabuleiro, coloco uns pedaços de alho sem pedúnculo, rego com azeite, tempero com sal e pimenta preta e levo ao forno pré-aquecido a 180º. A ideia é dar o gosto de assado ao bróculo, fica um pouco escurecido. Normalmente os purés fazem-se cozendo o ingrediente num liquido, neste caso como o forno "retira" esse liquido no final teremos de o adicionar. Podem cozer um pouco de bróculos em água e leite de aveia e depois misturar ambos. Parece complexo mas é muito simples. A taxa de líquido tem de ser compensada.
3- Tempero o Tofu com sal, sumo de limão, um pouco de molho de soja, e alho picado sem pedúnculo. Deixo marinar no frigorifico pelo menos uns 30min.
4- Enquanto o puré e o tofu avançam é tempo de me dedicar ao preparado da broa com o tomate.
5- Numa frigideira a frio coloco o azeite e o alho picado sem pedúnculo, ligando o fogão em intensidade média,  a ideia é o alho aromatizar o azeite e não fritar (queima facilmente). 
6- Quando começa a borbulhar adiciono o tomate picado, deixando fritar um pouco. Começa a formar-se liquido resultante do tomate.
7- Adiciono neste momento a broa cortada em pedaços pequeno e a broa irá absorver tudo e criar uma papa bem saborosa. Tempero com sal e deixo secar um pouco. Retiro quando estiver já sem líquido visível.
8- Coloco um pouco no frio para poder ser trabalhada. 
9- Numa frigideira com azeite bem quente coro o tofu em todos os lados e retiro. Coloco numa travessa de vidro de ir ao forno e coloco sobre cada um uma camada da broa. Rego com um fio de azeite e levo ao forno a gratinar. A ideia é assar um pouco a broa já que o tofu já está bem corado. 
10- Fica só a faltar o puré, com os bróculos bem assados coloco tudo num robot de cozinha, rego com um fio de azeite e junto o bróculo cozido com o leite de aveia. Tempero com sal e pimenta preta.
11- Para dar um toque mais ácido e fresco ao prato junto uma pequena salada de tomates cherry temperados com azeite, vinagre, tiras finas de japalapenos (picante). Polvilho tudo com coentros picados.

Resulta num prato bem vivo! 

Ingredientes para 3/4 pax:

- 1 Embalagem Tofu 500gr
- 200gr Broa Milho
- 2 Tomates Maduros
- 2 Brócolos grandes
- 100gr Tomate Cherry
- 1 Japalapeño (usei amarelo)
- 3 dentes Alho ( 2 para a broa, um para o tofu)
- 100ml Leite Aveia
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Azeite
- q.b. Coentros