Para quem tem dúvidas no seu grau de picante o rábano picante é usado para confeccionar o Wasabi, é puro FOGO. Um dos fiéis companheiros do Sushi. Perfeitamente actual.
Hoje trago-vos uma salada super fresca com o rábano como protagonista. Sendo o rábano como já o referi, decidi acompanha-lo com sabores frutados para contrabalançar os sabores.
Esta é uma sugestão super rápida em que todos os alimentos são crus. 50% da nossa alimentação devia de ser crudívora. Assunto que irei aprofundar num futuro próximo.
  1. Comecei por descascar uma manga, a cenoura e o rábano.
  2. Já com a cenoura e o rábano descascado com a faca dei a forma dum rectângulo para quando fizer as lascas elas ficarem certas e bonitas.
  3. As lascas de cenoura e rábano coloquei uma taça de plástico com água e gelo. O gelo vai fazer com que as lascas fiquem mais firmes e hirtes, ao mesmo tempo tirando o acre, no caso do rábano é mais que útil. As lascas da manga, convém a manga ser um pouco verde para conseguirmos usar o descascador e até para a consistência da salada faz mais sentido uma verde. 
  4. Acompanho esta salada com folhas de alface romana, gosto muito da textura desta alface.
  5. Adiciono tiras de pão de malte torrado. O pão vai servir para dar uma textura crocante à salada. 
  6. Para temperar optei por uma espécie de vinagrete de lima. Com o sumo de 1 lima, um pouco de mel e gengibre bem picado e sal. Bem fresco e envolvente. Não coloquei muito mel para que não "cole" a salada toda. O mel aqui serve apenas para envolver e adocicar um pouco a salada. Ou o rábano mais propriamente. 
  7. Para dar um toque de textura adicionei nozes pecan, saborosíssimas. Um pouco de flor de sal e pimenta preta moída e está pronta a ser comida. Fresca e arrojada!
Ingredientes para 2/3 pax:
1 Rábano Picante
1 Cenoura média
1 Manga Verde
2 Alfaces Romana pequenas
1 Lima
q.b. Mel
q.b. Gengibre
q.b. Pão Malte
q.b. Nozes Pecan
q.b. Sal
q.b. Pimenta Preta