O cliché, todos sabem o que é cliché mas quase todos caímos no mesmo registo, no registo dos outros, sem querer seguimos mais uma vez os clichés , regras e tradições ditadas pela sociedade, está na hora de dizer chega.

O Dia de São Valentim, vulgarmente conhecido por Dia dos Namorados não foge à regra.
As flores, os chocolates, as juras de amor, o ir jantar fora porque todos vão, as prendas, o obrigatório... O esperado, o óbvio.

Fugir do Cliché - Jantar fora no dia dos Namorados

Para quê e porquê? Primeiro a inflação característica do dia, saber que está tudo cheio obrigando-te a ter segundas e terceiras escolhas tipo universidade preferencial, mau serviço porque os empregados também queriam estar a jantar fora com os respectivos companheiros, comida mal confeccionada e adulterada, pormenores "embelezadores" para justificar o preço alto fora do normal. Já chegamos ao vinho? Aquela garrafa que queres que seja especial e vais pagar 3 vezes o preço normal.

Queres um jantar especial e um vinho especial?
Faz a diferença e faz tu o jantar em casa com a tua cara metade.
Bebem a(s) garrafa(s), não conduzem e logo a seguir ao jantar e às garrafas... Não há limites.

Em casa comes melhor, pelo menos sabes o que estás a comer, fica-vos muito mais barato logo podes apostar naquele ingrediente que tu não compras mais vezes, embora adores, é caro, não ouves conversas dos outros nem barulho, estás à vontade em casa...

Garanto-vos que se vão lembrar muito melhor deste programa do que aquele programa igual todos os anos.

O importante hoje aqui não é a receita, mas sim o conteúdo. O produto, processo, o cimentar de ideias, criar de um novo registo, um registo cada vez mais nosso e menos da "sociedade".

Trago-vos aqui então uma receita de Risotto de Cogumelos, um prato clássico para combinar ironicamente com o dia dos namorados mas com a certeza que este estará bem confeccionado, não adulterado e inflacionado.

Para terminar esta introdução que já vai longa e que apenas vocês os 5 vão ler, vamos terminar com um pormenor IMPORTANTÍSSIMO, nunca mas nunca devemos cozinhar com um vinho que não conseguimos beber.
Por isso mesmo este post teve como ajuda preciosa os Vinhos da Herdade do Peso - Colheita Branco 2017 e o Tinto Reserva 2015 para a confecção e para acompanhar a refeição, respectivamente.
Quanto à confecção usando um bom vinho vão notar toda a diferença e sentir a imponência e importância do vinho.
FIM AO USO DO VINHO DE PACOTE.

Ingredientes:
- 50gr de Manteiga Vegetal
- 75gr de Cebola (Chalotas se quiserem mesmo cumprir)
- 10gr de Lâminas de Alho (sem pedúnculo)
- 200gr Arroz p/ Risotto
- 200ml Vinho Branco
- 1lt Caldo Cogumelos
- 20gr Levedura Nutricional
- q.b. Cogumelos para saltear
- q.b. Cogumelos para grelhar
- q.b. Óleo Trufa
- q.b. Rebentos Alho

Caldo Cogumelos:
- 200gr Cogumelos Portobello
- 1lt Água

1- Levo ao fogo numa panela os cogumelos cortados aos cubos (irregulares) com a quantidade de água e deixo cozer bem. Neste caso a textura do cogumelo pouco importa, quero é a água transformada em caldo aromatizado de cogumelos.
2- Para intensificar o sabor trituro tudo.

Marinada para grelhar os cogumelos:
- 2 dentes de Alho
- q.b. Malagueta
- q.b. Tomilho
- q.b. Azeite
- q.b. Óleo Trufa

1- Num pilão coloco os sólidos (no vídeo, por causa dos nervos, coloquei o azeite e torna-se mais difícil de esmagar), esmago e depois coloco os líquidos.
2- Depois de virar os cogumelos na grelha é que tempero com sal, já sabem que o sal faz perder a água e nós não queremos isso.

Cogumelos Shiitake Salteados
- Cogumelos
- q.b. Azeite
- q.b. Lâminas de Alho
- q.b. Sal
- q.b. Tomilho

1- Aqueço bem uma frigideira e coloco um fio de azeite e de seguida os cogumelos.
2- Deixo saltear bem, coloco o tomilho e as lâminas de alho.
3- Dou umas voltas, tempero com sal e retiro do lume.

Risotto

Modo de Preparação:

1 - Vão ter de ver o vídeo. O Alho é assim.


O Alho é vosso!

Agora a sério... Se quiserem a receita mais devagar e detalhada podem ler aqui:
1- Numa panela a aquecer coloco a manteiga vegetal e adiciono a cebola para fritar ligeiramente.
2- Junto o alho e deixo fritar mais um pouco.
3- Coloco os shiitake laminados e deixo fritar bastante, mexendo regularmente, caramelizar é dar sabor.
4- Junto o arroz continuando a deixar fritar. Esta fritura é fulcral no processo de um bom arroz.
5- Após estar bem frito refresco com o Branco Colheita 2017 Herdade do Peso. Refrescar é fazer com que todos os sabores "colados" à panela resultante da caramelização anterior se "descolem". O vinho é importantíssimo no sabor de um bom risotto, dai insistir que usem um bom vinho. Nunca esquecendo a máxima de, um vinho que não serve para beber também não serve para cozinhar.
6- Nesta fase é importante estar sempre a mexer porque ajuda na libertação da goma do arroz, imprescindível num bom risotto.
7- Adiciono conchas de caldo esperando que esse mesmo caldo seja absorvido até repetir o processo.
8- Quando o arroz estiver quase no ponto, sempre al dente, trituro o caldo com os cogumelos que vai ficar ainda mais intenso em termos de sabor e vai conferir automaticamente uma cremosidade extra.
9- Tempero com sal e adiciono a levedura nutricional que lhe vai conferir aquele sabor "cheesy".
10- Retirar do fogo e servir imediatamente. O risotto não pode esperar por nós, sempre o contrário.

Notas:
Os cogumelos para guarnecer e os cogumelos em questão para o risotto são sempre possiveis de trocar e adequados à vossa escolha quer a nivel de gosto quer a nivel de carteira mas como mencionei o proposito deste post e terem uma refeição especial FEITA POR VOCÊS e automaticamente mais em conta do que se forem para aquela montanha russa de jantar fora neste dia especial. Vivam e sejam felizes.