É Natal, por onde quer que vás o espírito do Natal está presente. Quer queiras, quer não, olhas para todo o lado e vês o Natal representado, luzes, cores, neve, descontos, fotografias... Em todo o lado.
Porque não olhar para este bolo e ver o Natal?
A Batata Doce, cada vez mais na "moda", entre aspas para poder retirar a conotação negativa da palavra moda, mas sim cada vez mais presente na nossa alimentação.
Acompanha tudo, sempre bem, presente em entradas, confeccionada de qualquer maneira, presente em sobremesas ela tem uma polivalência brutal. Inclusivé existem bastante variadas, sabor, cor, etc...

Um alimento cada vez mais valioso.
Voltemos ao Natal, eu consigo ver Natal na Batata Doce, conjugada com amêndoas, com chocolate, com canela, o aroma do Natal.

Trazemos então uma doçura que vai impressionar todos os convidados da vossa Consoada (ou em qualquer outro dia), vegans, não vegans, os esquisitos, os indecisos, os gulotões.
Uma batalha dura de travar.

Consegues esperar pelo fim da Consoada para comer uma fatia, ou mais, desta delícia.

Desejo-vos um Natal especial para cada um, cada um à sua maneira, sejam felizes. Valorizem o momento, estimem quem gostam e quem gosta de vocês, vivam intensamente.
Ingredientes 
Para um tabuleiro quadrado 20cm

- 500g Puré Batata Doce
- 300ml Bebida Aveia
- 150g Açúcar Amarelo (podem escolher o que mais gostam)
- 100ml Óleo Vegetal
- 50g Amêndoa Picada ( convém ter pedaços médios para conferir textura diferente ao bolo)
- 100g Aveia
- 150g Farinha
- 1 colher chá Bicarbonato
- 2 colheres sopa Linhaça Pó
- 4 colheres sopa Água
- 2 colher chá Canela
- Q.b. Noz Moscada
- Q.b. Sal
- Q.b. Margarina Vegetal
Forno - 180Cº
Tempo - 45Min

Se quiserem mais cor, mais textura nas extremidades aumentar um pouco a temperatura inicial e posteriormente reduzir para cozer.

Nota - Este bolo/tarte devido ao facto de não crescer e por levar pouca farinha parece que depois do tempo no forno ele não está cozido.
Pela quantidade de puré de batata doce ele vai ficar húmido e pouco consistente. É um bolo/tarte que necessita do frio para "prender".
Após a retirada do forno deixar arrefecer à temperatura ambiente e depois colocar no frigorifico na forma, desenformar só depois de frio.

Modo de Preparação

1- Coloco numa tigela larga os ingredientes da lista pela ordem apresentada mexendo sempre com varetas. Não necessita de batedeira. (a linhaça em pó é necessário misturar com o dobro da água, aguardando um pouco para poder ser usada).
2- Tento não provar consecutivamente, não consigo, o dedo mergulhou N vezes.
3- Coloco numa travessa untada com margarina vegetal e papel vegetal.
4- Levo ao forno pré-aquecido a 180Cº durante cerca de 45 minutos.

Tão fácil, tão rápido, tão simples, TÃO SABOROSO.
PS - Fica especialmente gostoso se for aquecido e com chocolate, sorvete ou compota.