Se há algo que esta época pede são castanhas. A castanha consegue transmitir um calor à alma que não consigo traduzir em palavras...

Há uns dias vi uma publicação da Inês David, blogger e autora do livro Como assim, Vegan?, dum creme de castanhas, aqui, e é raro, na minha opinião ser apresentado um creme com aquela consistência, como se de uma "papa de bébe"se tratasse. Imediatamente ao ver a publicação salivei.

Decidi fazer um creme de castanhas também, não que queira copiar, tanto que a receita dela ainda não saiu, mas senti-me inspirado.
Não há nada de mal em ficares inspirados com outros blogs, certo? Eu como já referi anteriormente, escolho não seguir muitas pessoas, nem sigo quase estrangeiros, condiciona o meu processo de criação.

Contudo pode haver excepções e desta vez a Inês inspirou-me.


Ingredientes para 4 pax:

- 200gr Castanhas Cozidas
- 100ml Bebida Vegetal Aveia
- 1 e 1/2 dente Alho
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Vinagre de Pêra Oliveira da Serra
- q.b. Abóbora Hokkaido

Modo de Preparação:

1- Quando digo castanhas cozidas, creio que todos sabem cozer castanhas, retirar as cascas e reservar. Quem for mais preguiçoso pode usar castanhas congeladas.
2- Com as castanhas cozidas (ainda quentes) aqueço numa panela a quantidade de bebida vegetal, colocando lá as castanhas e o dente de alho.
3- Trituro tudo com o auxílio duma varinha mágica.  ( A consistência pode variar dependendo do gosto de cada um, aumentando ou diminuindo a quantidade de líquido adicionado ao puré das castanhas, eu como referir gosto da consistência "papa de bébé)
4- Tempero com sal e pimenta.
5- Quando estiver pronto adiciono o vinagre, é o vinagre que lhe vai transmitir o contraste necessário para ficar vibrante.
6- Para enriquecer a sopa corto uns cubos de abóbora hokkaido e salteio os numa frigideira bem quente com um fio de azeite.
7- Adiciono 2 castanhas aos cubos e deixo saltear. Junto lâminas de meio alho, sem pedúnculo.
8- Tempero com um pouco de sal e junto um pouco do vinagre de pêra.
9- Para ficar com um toque ainda mais enriquecedor, emprato o creme em metade de abóbora hokkaido, limpa das sementes, assada no forno com sal e um fio de azeite até ficar coradinha. 
10- Depois de comer o creme é a vez de me deliciar com a abóbora. Eu como a abóbora toda, os mais esquisitos raspem com uma colher o recheio. 

Espero que gostem. Uma receita muito fácil e com pouca manipulação dum produto tão nobre e saboroso como a castanha.
Um alimento para a alma!


Vinagre Oliveira da Serra -> Aqui