De vez em quando dá-me aqueles desejos de bolos. É raro mas de vez em quando tenho docite aguda. Aquela gula intensa que não te deixa ter satisfação com mais nada.


Um dos meus preferidos é sem dúvida os rolos de canela, odeio o nome em português, os maravilhosos cinnamon rolls. Só de estar a escrever e saber que já não tenho mais estou a salivar...
Recordo-me da primeira vez que tive contacto com estes amores suecos, um dia de chuva imensa na Alemanha, todo molhado com poucos euros no bolso, vislumbro uma roulotte de pastelaria e das coisas mais baratas era o tal cinnamon roll, todo brilhante mas sem aquela camada branca de açúcar, conseguia ver as passas, algo que também não gosto muito, mas a fome apertava.
Apenas perguntei se estavam quentes, responderam-me afirmativamente portanto foi tipo "shut up and take my money".

Um bolo tão simples e tão saboroso, a suavidade da massa, o conforto da canela, amor à primeira dentada. 

Como todos sabem estou a viver na Noruega, dado a proximidade à Suécia, existe muito a tradição dos rolos de canela aqui, mas só de pensar no aspecto deles (nem sequer pensando na composição) não os consigo comer. Então decidi fazer a minha receita homenageando estes amores de canela. Uma receita simples e fácil que conquista qualquer um, um bolo simples e delicioso, sem ovos, leite ou manteiga, sem culpa alguma, fazendo esquecer o convencional. Ninguém se sente defraudado. Espero que as fotografias façam jus ao valor / riqueza destes inocentes rolos. 

Ingredientes para uns 20 rolos:

- 200ml Água morna
- 150ml Bebida Aveia morna
- 60gr Óleo Côco derretido
- 75gr Açúcar (usem o mais natural possível, contudo atenção pois o mais escuro altera ligeiramente a cor)
- 1cl Chá Fermento
- 425gr Farinha Trigo
- q.b. Farinha para amassar ( adiciono farinha até a massa não colar aos dedos e permitir amassar) 
- q.b. Óleo Côco para pincelar a massa
- q.b. Canela em pó
- q.b. Açúcar Mascavado
- q.b. Passas
- q.b. Avelã picada (usei avelã mas podem usar o que quiserem, recomendo vivamente, contraste de texturas enriquece e muito)

Modo de Preparação:

- 1- Junto os líquidos e depois incorporo lentamente os secos. Para quem tiver uma batedeira com utensílio para massas então é ainda mais fácil. Eu aqui na Noruega não tenho então amassei à mão, dá mais trabalho é verdade mas passas e sentes muito mais amor. ( Caso façam numa batedeira, dispensa a farinha de "apoio" e amassar até descolar da parede.) 
2- Com a massa pronto coloco uma toalha por cima e deixo levedar. Temperatura ambiente da casa. É importante para o fermento actuar e os sabores se aprumarem. Sensivelmente 1/1h30min.
3- Com o auxilio dum rolo da massa e de farinha na superfície faço um quadrado de massa (se quiserem ser perfeccionistas cortem com a faca os excessos). Não gosto de deixar a massa fina para depois se conseguir ver as várias faces do rolo mais perfeitinhas.
4- Com o quadrado feito pincelo com o óleo de côco derretido. Junto canela em pó, a avelã, o açúcar mascavado e as passas. 
5- Começo a enrolar duma ponta para a outra, fazendo com cuidado e afinco a primeira curva. Depois é só enrolar naturalmente para não pressionar muito a massa. Contudo tendo dar a forma circular percorrendo as mãos do meio para fora repetidamente.
6- Com a ajuda duma faca bem afiada, numa tábua de corte, corto uns rolos com cerca de 3cm e coloco numa tabuleiro com papel vegetal pressionando com os dedos para ficarem mais largos e mais "colados". 
7- Podem optar por colocá-los juntos (como fiz) numa travessa para ficarem com aspecto de bolo "completo". 
8- Depois deixo-os a levedar durante cerca de 2h para crescerem novamente e ficarem bem fofos e cheios de ar (lembrar textura de pão).
9 - Levo ao forno pré-aquecido a 150ºC durante cerca de 30/35 minutos. Cuidado com a cor, quando ficarem dourados estão prontos.

Opcional:
Para dar aquele brilho irresistível aos meninos, numa frigideira coloco açúcar mascavado e bebida de aveia até caramelizar ligeiramente, a ideia é ficar uma calda que se possa pincelar, um caramelo líquido. Quando eles saírem do forno é só pincelar. Deixar arrefecer um pouco senão a gula castiga.... 

Bom apetite.
Dos melhores doces que existem. Viva a Suécia.