Na onda das receitas "veganizadas" faz falta esta batata, aqueles pecados que de vez em quando apetece-me!
Clássica no pequeno almoço continental hoje totalmente esquecida devido à "praga" dos pequenos almoços saudáveis. Ser saudável está na atitude, não no embandeirar de algo específico. Eu batateiro assumido quero trazer esta batata de novo à ribalta.
Aproveitando o tema dos brunchs, também na berra, ela serve mesmo para o brunch.



"Ao pequeno almoço não me sabe bem, sou completamente devota ao pão e não abdico desse hidrato que dizem malévolo. "

Frase da minha querida amiga - Maria de Fátima Moura

Por ela ser uma grande enciclopédia da gastronomia, mal comecei a escrever este post, lembrei me de pedir a opinião sempre certeira e acutilante da mesma. Atenção, mesmo que fira, a verdade é sempre dita. Sempre com conhecimento e experiência, a juntar ainda com a atitude "contra-cultura" furando o "politicamente correto" por isso tudo e muito mais o Alho identifica-se.  Por isso aqui vai.

" A batata rosti encanta-me desde pequena por causa do crocante dourado. Encontrei-me com ela em miúda em Wengen, no cantão alemão. Nós tugas, muito habituados à batata cozida quase a desfazer-se encontrávamos ali uma combinação favorita : a fritura e a batata ".

Opinião da minha amiga - Maria de Fátima Moura

Obviamente com o toque verde do Alho, feita com bons ingredientes e de maneira saudável.

Para esta receita contei com a ajuda certeira da Horta do Bairro, começando com bons produtos o resultado final é sempre melhor.

Adicionei ainda os Purés da Horta. Quem ainda não provou os purés da Horta?

Ingredientes para 2/3 pax:

- 2 Batatas
- 2 Cenouras Médias
- q.b, Óleo de Côco
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta

Modo de Preparação:

1- Ralo para uma taça, a batata sem casca ( sem ser posta em água ) para não perder a fécula de batata, o amido. Irá ajudar na "cola" dos dois ingredientes e ajudará na consistência da nossa batata.
2- Ralo depois a cenoura para a mesma taça e aqueço a parte um pedaço generoso de óleo de côco. O óleo de côco irá funcionar como o nosso cimento. Vai colar o preparado.
3- Tempero com sal, pimenta preta e um pouco de piri-piri. Pretendo deixar o sabor bem simples e aos imgredientes que a compõe. Tanto a batata como a cenoura têm sabor neutros.
4- Levo o preparado ao forno a 180ºC durante uns 40 min. No final da cozedura coloco um pouco no grill (calor de cima) normalmente por volta dos 230/240ºC para dar aquela cor irresistível à batata!
5- Para acompanhar nada melhor que uma salada cheia de cor, os tomates coloridos e super saborosos da Horta do Bairro. Temperados superiormente com um bom azeite e um bom vinagre.
6- Para equilibrar todos os sabores junto uma colher de puré da Horta. Sabor puro.

Resulta num prato muito divertido e equilibrado.