Sugestão de Natal. Uma consoada sem qualquer tipo de crueldade. Algo que se possa festejar sem afectar nenhum ser vivo.


Festejar algo, envolve coisas boas, rodearmos-nos de quem queremos e de quem nos quer bem, num mundo cada vez mais solitário e menos altruísta é necessário mesmo escolher e viver o momento. Viver é mesmo a palavra chave.

Hoje trago-vos então uma sugestão que se encaixa perfeitamente na época em que nos encontramos. A amêndoa, a laranja, os arandos vermelhos... Um prato reconfortante, aquece corpo e alma.


Ingredientes para 4pax:

- 500gr Seitan (usei Provida, pela forma dele )
- 1 Caneca Arroz Basmati (sensivelmente 200gr)
- 1 Cebola Roxa
- 1 Cebola Branca
- 2 Cenoura Média
- 1/2 Couve Lombardo
- 1 Couve Flor pequena
- 2 Laranjas (1 para sumo outra para cubos)
- q.b. Azeite
- q.b.Vinho Branco
- q.b. Gengibre
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta Preta
- q.b. Açafrão
- q.b. Molho Soja
- q.b. Amêndoa
- q.b. Piri-piri em Pó
- q.b. Canela em Pó
- q.b. Arandos Vermelhos (poderão usar passas ou similares)
- q.b. Coentros



Modo Preparação:

1- Antes de começar a tratar do arroz faço os cortes dos legumes, cenoura, couve lombarda e cebola roxa aos cubos e faço pequenas "árvores" de couve flor, escolhi o basmati pela sua textura e "soltura".
2- Numa panela com azeite quente coloco a cebola branca picada e deixo alourar um pouco. Junto gengibre picado e coloco o arroz deixando fritar um pouco.
3- Adiciono o sumo de laranja e a água correspondente. (no caso do basmati dobro a quantidade de água em relação ao arroz)
4- Tempero com sal e junto um pouco de açafrão para colorir um pouco. Deixo cozer até a água evaporar. Um pouco antes coloco a amêndoa inteira.
5- Com o arroz cozido passo para o seitan. Passo por uma leve marinada de sumo de laranja e molho de soja. Coloco numa frigideira com azeite bem quente para corar e cozinhar.
6- Na mesma frigideira começo por saltear os vegetais, começando pela cenoura e cebola, dependendo do tamanho do corte a cenoura poderá demorar tempos diferentes. Eu, como defensor acérrimo dos legumes al-dente gosto dela bem crocante, inclusive mantém mais propriedades intactas, a cenoura depois de cozida torna-se menos benéfica devido a alteração índice glicémico (açúcar).
7- Junto a couve flor, refresco com vinho branco e tempero com a marinada do seitan (sumo laranja e molho de soja), tendo cuidado depois com o sal a colocar, se realmente for necessário. Deixo cozinhar um pouco para o molho apurar. Adiciono a couve lombarda em último para ficar bem al-dente. Fica tão "fresca".
8- Rectifico temperos, adiciono pimenta preta moída, piri-piri em pó e um pouco de canela para "envolver" e aveludar tudo. Adoro canela.
9- Para tornar os vegetais mais interessantes junto cubos de laranja, irão se desfazer e "engrossar" o molho. Fantástico. Como a confecção é muito rápida há cubos que se mantêm.
10- Para terminar junto os arandos vermelhos que irão libertar um mundo mágico quando trincados. Polvilho com coentros picados grosseiramente.
11- Uma ceia de Natal que é uma delícia em todos os aspectos, consciência, visual e sabor.


VOTOS DE UM FELIZ NATAL!

O vosso,
Alho Francês.